Modelo Lógico Na Avaliação de Políticas Públicas

0
796

Última Atualização 31 de agosto de 2022

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO CERTA: Para a formulação e o desenho de projetos, programas e políticas públicas, são elementos estruturantes de um modelo lógico: insumos, atividades, produtos, resultados e impactos.

O modelo lógico é um passo a passo estruturado justamente de forma a demonstrar como recursos e atividades geram produtos, resultados e seus respectivos impactos. Seus passos são: insumos, atividades, produtos, resultados e impactos.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: o modelo lógico utilizado para o desenho e a implementação de uma política pública constitui-se das seguintes fases: levantamento de insumos; identificação das atividades a serem realizadas; observação dos resultados; e avaliação dos impactos.

Faltaram os produtos.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Modelo lógico é uma metodologia de formulação de políticas públicas composta pelos seguintes elementos: insumos, atividades, produtos, resultados e impactos.

O Modelo Lógico é uma metodologia utilizada para apresentar, de forma visual, um programa e, com isso, aumentar sua compreensão. Ele é composto por:

Advertisement
  1. Recursos ou Insumos;
  2. Processos ou Atividades;
  3. Produtos, Resultados e Impactos.

modelo lógico é formado por cinco componentes – insumos, processos, produtos, resultados e impactos –, e exibe a lógica causal entre eles, explicitando os mecanismos por meio dos quais visa-se obter os resultados e impactos indicados a curto, médio e longo prazos. Isso permite testar a consistência do encadeamento lógico desses componentes, orientando e identificando fragilidades para a sua execução com foco nos resultados e impactos pretendidos.

Fonte: Avaliação de Políticas Públicas – Guia Prático de Análise Ex Post. Governo Federal. Brasil, 2018. p. 60.