Última Atualização 14 de junho de 2021
Modelo das cinco posições de Heller: Modelo parecido com o de Tannembaum e Schmidt, que oscila de orientação para o líder e para os subordinados.
Estilo 1: Decisões do líder sem consulta;
Estilo 2: Decisões do líder com explicação posterior aos subordinados;
Estilo 3: Decisões com consulta prévia e apoio aos subordinados;
Estilo 4: Decisões partilhadas com os subordinados;
Estilo 5: Delegação de assuntos específicos. O líder pode pedir justificações, mas não veta.
QUESTÃO CERTA: Em relação aos estilos de liderança, o modelo das cinco posições de Heller apresenta as alterações de exercício do poder que formam um continuum, na seguinte sequência: a influência das decisões pessoais do líder sem consulta ou informação prévia; as decisões pessoais do líder com explicação posterior; as decisões com consulta prévia; as decisões compartilhadas; e a delegação de decisões aos subordinados.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Eugênia, para adotar um estilo de liderança mais adequado em uma organização não governamental (ONG) de proteção dos direitos humanos, decidiu fazer uma pesquisa sobre o assunto na Biblioteca Municipal. Após alguns dias, Eugênia se depara com o modelo denominado continuum de liderança e verifica que precisa analisar três conjuntos de forças para encontrar o estilo de liderança mais adequado para seu contexto. Assinale a opção que os indica: Forças no administrador, nos subordinados e situacionais.
Conceito de Continuum de Liderança
O Continuum de Liderança consiste numa abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt em 1958 e representada num gráfico a que chamaram continuum de padrões de liderança. Os autores sugerem um conjunto de comportamentos de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com os seus subordinados. Cada tipo comportamento está relacionado com um determinado grau de autoridade utilizado pelo líder e um determinado grau de liberdade que fica disponível para os subordinados na tomada de decisões.
Os autores defendem a ideia de que a escolha de um determinado estilo de liderança depende fundamentalmente de três tipos de factores:
Forças do Líder: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades; Forças dos subordinados: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades; Forças da situação: dimensão da organização, complexidade, objectivos, estrutura organizacional, natureza do trabalho, (…)