Última Atualização 19 de janeiro de 2022
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: A organização pública que busca pautar-se nos pressupostos de excelência dos serviços deve modificar os seus propósitos com frequência, adequando-se à realidade vigente no país.
A constância de propósito, neste contexto, aproxima-se da missão. A missão é a razão de existir de uma instituição, é o propósito das atividades de uma organização. Logo, não é algo que deva mudar com frequência. A questão tem essa pegadinha, já que realmente uma organização que busca maior flexibilidade e eficiência deve não apenas considerar o ambiente externo, como adaptar-se a ele.
A adaptação implicará em mudanças internas, entretanto, o seu propósito institucional se manterá. É como imaginar uma empresa centenária que atue no ramo de transportes: Na época das carruagens utilizavam-se de tração animal, mas com o advento da tecnologia do motor à combustão os animais foram substituídos pelos novos motores. Se no futuro vier uma nova tecnologia, como por exemplo um motor à hidrogênio, a empresa que trabalhe com transportes deverá adaptar-se à essa nova realidade; entretanto seu propósito continua o mesmo: transportar.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO ERRADA: A missão deve ser definida em função de determinado produto e deve ser revista e modificada a cada 2 anos.
IBADE (2020):
QUESTÃO ERRADA: Sabemos que uma organização, seja pública ou privada, seja grande ou pequena, necessita compreender seus propósitos, objetivos e, a partir disso, estabelecer sua missão. Diante do exposto sobre missão, é correto afirmar que: é algo mutável por natureza, de acordo com a necessidade da empresa, porém deve ser algo concreto e possível de ser alcançado.