Programa da qualidade do serviço público

0
208

QUESTÃO CERTA: O Programa da Qualidade do Serviço Público – PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando um sistema de avaliação continuada da gestão pública, identificando os pontos fortes e os aspectos gerenciais pouco desenvolvidos, identificados na linguagem do programa como oportunidades de aperfeiçoamento da organização, que devem ser objeto de ações de melhoria. 

O Programa da Qualidade no Serviço Público – PQSO foi implementado pelo Governo Federal no ano de 2000.

 

Segundo o Repertório 2002, documento que reúne informações, conceitos, princípios, métodos e técnicas utilizados ou recomendados pelo Programa para orientar as organizações públicas brasileiras no processo de avaliação e melhoria da gestão, em sua página 67, “avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência das suas práticas gerenciais em relação ao referencial de excelência em gestão pública preconizado pelo Programa da Qualidade no Serviço Público, apresentado no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (1000 pontos) e no Manual para Avaliação da Gestão Pública (500 pontos). 

Advertisement

 

A avaliação permite identificar os pontos fortes e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação ao modelo – que podem ser considerados como oportunidades de melhoria da organização, ou seja, aspectos que devem ser objeto das ações de melhoria“. 

Parte superior do formulário