Mensuração adquirente

0
1261

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: De acordo com a legislação vigente, em uma combinação de negócios sem a presença de transações forçadas, o adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos: pelos valores justos na data da aquisição.

CPC 15 – Combinação de Negócios

Mensuração

18. O adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição.

Valor Justo: é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração”

QUESTÃO ERRADA: Em se tratando de empresas independentes, o saldo referente ao goodwill existente em uma empresa cindida deverá ser totalmente baixado e registrado pelo mesmo valor na empresa incorporadora.

Segundo o CPC 15 – Combinação de Negócios, o adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 15 (R1) — Combinação de Negócios-, assinale a opção que indica o critério contábil a ser utilizado em uma combinação de negócios para mensurar uma obrigação decorrente de um financiamento industrial assumido pelo adquirente: valor justo.

 CPC 15 (R1) — Combinação de Negócios

18. O adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição.

QUESTÃO ERRADA: O adquirente não deve reconhecer os tributos diferidos sobre o lucro em função de ativos adquiridos e passivos assumidos na combinação de negócios, já que os ativos e passivos perfazem o valor da aquisição.