Lideranças de Likert

0
632

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Likert, renomado autor da teoria geral da administração, notadamente dos temas afetos à liderança, propôs quatro sistemas de administração, diferenciados pelo grau de uso do poder de autoridade do líder. São eles:

Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização;

Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo, porém um pouco mais condescendente e menos rígido que o sistema anterior; neste sistema, existe já alguma consulta e delegação

Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objetivos e as tarefas são discutidos previamente; existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo.

Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação.

QUESTÃO ERRADA: No estilo de liderança coercitivo-democrático, o líder exige imediata obediência e mobiliza as pessoas a partir de uma visão.

Não existe o estilo coercitivo-democrático.

Autoritário-coercitivo: O líder decide todo o processo.

Autoritário-benevolente: O líder toma as decisões, mas permite que os subordinados possuam alguma liberdade/flexibilidade no desempenho das tarefas.

Consultivo: O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões.

Participativo: Envolvimento total dos subordinados na definição dos objetivos das decisões.

QUESTÃO ERRADA: Se um diretor de hospital tem como prática enfatizar recompensas salariais, sociais e simbólicas aos funcionários, ele adota o sistema autoritário coercitivo, segundo Likert.

O sistema adotado é o participativo!

QUESTÃO ERRADA: Para Likert, o líder arbitrário-benevolente consulta os níveis inferiores, permitindo participação e delegação, além de utilizar recompensas materiais e sociais com mais frequência que as punições.

O Lider Autoritário-Benevolente, faz algumas consultas eventuais à equipe e delega algumas tarefas e decisões. Continua autoritário como o Autoritário-Coercitivo, mas em menor grau.

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações gerenciadas com base no modelo autoritário-benevolente, em que a autoridade está concentrada na cúpula e é possível a delegação de poderes rotineiros, fica clara a influência dos princípios de desenvolvimento organizacional.

O erro da questão está em associar o modelo autoritário benevolente (menos rígido que o autoritário coercitivo) com o Desenvolvimento Organizacional. No desenvolvimento organizacional a abordagem é voltada para o desenvolvimento das equipes. Logo, num sistema onde as equipes apenas tenham poder nas atividades rotineiras, fica difícil desenvolver novas habilidades gerenciais. 

QUESTÃO CERTA: Sistema que proporciona a descentralização e delegação das decisões, permitindo que as pessoas possam se envolver no processo decisório da organização; apoia-se em boa dose de confiança nas pessoas, permitindo que elas trabalhem ocasionalmente em grupos ou em equipes; utiliza mais recompensas – que são materiais e ocasionalmente sociais – e poucas punições. Essa descrição faz referência aos sistemas administrativos do tipo: consultivo.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação. A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de planejamento participativo: A organização proposta configura-se como planejamento participativo.

A organização proposta configura-se como planejamento participativo.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO—–>envolve o empowerment, que é a descentralização de poderes, maior participação das pessoas nas decisões…

“O planejamento deve ser constante e participativo, dessa maneira se tem uma visão mais completa e sistêmica da situação, pois três, cinco, oito cérebros conseguem idealizar, visualizar e pensar melhor que apenas um. A descentralização permite a participação e o envolvimento das pessoas em todos os aspectos do seu processo. É o chamado planejamento participativo.