Líder Orientado para Tarefas e Relacionamento

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Última Atualização 15 de fevereiro de 2022

QUESTÃO ERRADA: Os estilos de liderança podem ser classificados em duas dimensões: orientação para relacionamentos, que engloba os estilos dominante, diretivo e autocrático; e orientação para tarefas, com a classificação em estilos participativo, estimulador e apoiador.

Teoria bidimensional

  • Líder orientado para as tarefas = Dominante, diretivo e autocrático.
  • Líder orientado para os relacionamentos = participativo, estimulador e apoiador.

QUESTÃO CERTA: Os estudos sobre liderança e a influência do comportamento do líder sobre a atuação e produtividade dos liderados ganharam ênfase nos anos 1940, sendo emblemáticos aqueles desenvolvidos por estudiosos da Universidade de Ohio e da Universidade de Michigan. Dentre esses últimos, emergiu a Teoria Bidimensional, segundo a qual é possível identificar duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário (pessoas) e orientação para a produção (tarefas).

QUESTÃO CERTA: Entre as abordagens clássicas sobre a liderança nas organizações, destaca-se a Teoria Bidimensional, que apresenta: duas dimensões do comportamento do líder: orientação para o funcionário e orientação para a produção (tarefa).

QUESTÃO CERTA: Considere que tenha sido contratada uma consultoria especializada em recursos humanos para aprimoramento da liderança dos gestores da Agência de Fomento do Amapá. Referida consultoria utilizou, como embasamento teórico, a Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House com base nos estudos da Universidade de Ohio, o que significa, entre outros aspectos: considerar fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais dos subordinados para apontar o estilo de liderança mais adequado à situação identificada.

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QUESTÃO CERTA: De acordo com as teorias comportamentais, o líder é caracterizado por um comportamento: orientado para as tarefas e para o relacionamento com as pessoas.

QUESTÃO CERTA: Líderes contribuem para o bom desempenho de pessoas e equipes de trabalho ao adotarem ações orientadas às tarefas e às atividades, bem como ações orientadas aos relacionamentos interpessoais, o que caracteriza um estilo integrador, conforme as abordagens comportamentais.