Última Atualização 10 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Assim, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as justificativas possíveis para manutenção de estoque: Baixo tempo de transporte interno dentro das diversas estações de trabalho.
Just in case trabalha com estoques elevados de insumos para garantir a produção do produto acabado. Assim, se o tempo de transporte de uma estação de trabalho até a outra é demorado, a organização se garante de maneira antecipada e precavida à possíveis atrasos decorrentes do percurso lento.
Just in time trabalha com estoques mínimos de insumos, visando não deixar “dinheiro congelado” em forma de produtos, além, é claro, combater o despedício, a obsolescência, dentre outros.
QUESTÃO ERRADA: O just in case e o just in time são ferramentas administrativas utilizadas, em regra, para a consecução do mesmo objetivo: o aprimoramento da gestão de insumos nas organizações.
Vantagens do Just in Case (JIC)
A empresa pode oferecer descontos por lote porque pode trabalhar com grande quantidade. Os produtos em estoque podem ser colocados à mostra e, com isso, têm maiores chances de venda. A empresa se resguarda em caso de problemas com o fornecedor. Ou seja, ela tem produtos suficientes para atender os pedidos por mais algum tempo. As demandas são atendidas de maneira rápida, o que aumenta a satisfação do consumidor com relação ao prazo de entrega.
Vantagens do Just in Time (JIT)
Não oferece o risco de obsolescência porque o giro de mercadorias é maior. A empresa pod e se adequar facilmente às exigências do mercado e mudar conforme o comportamento do consumidor. Isso pode ser feito porque a produção é reduzida. Os custos com a manutenção de um espaço físico para o estoque são menores. Os erros de produção que ocorrem podem ser observados e corrigidos com rapidez.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.
A gestão de um negócio pela ótica do Just in Case conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques, já o Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes, logo os objetivos são diferentes.
Fundação de apoio à UNESPAR (2019):
QUESTÃO CERTA: Dentro do sistema Just in Time, os materiais chegam somente no momento em que são necessários.