Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Para ser útil a informação contábil deve, concomitantemente, ser relevante e representar com fidedignidade a realidade reportada; nem a representação fidedigna de fenômeno irrelevante, nem a representação não fidedigna de fenômeno rrelevante auxiliam os usuários a tomarem as suas decisões.
QUESTÃO CERTA: De acordo com o Pronunciamento Conceitual Básico do CPC, os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não só tem que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno a que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Portanto, ela tem que ser: completa, neutra e livre de erro.
CPC 00 (R1) – Estrutura
Conceitual Para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis
Representação fidedigna
QC12. Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível