Última Atualização 24 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: Ao avaliar os resultados de um módulo de treinamento, as organizações se utilizam de um ou mais indicadores, EXCETO: mudança da cultura organizacional;
Segundo Chiavenato (1999), a avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis, a saber:
4.4.1 Avaliação em nível organizacional. O treinamento deve proporcionar resultados, como:
• aumento da eficácia organizacional;
• melhoria da imagem da empresa;
• melhoria do clima organizacional;
• melhor relacionamento empresa e empregados;
• facilidades nas mudanças e na inovação
• aumento da eficiência etc.
4.4.2 Avaliação em nível dos recursos humanos. O treinamento deve proporcionar resultados, como:
• redução da rotatividade de pessoal;
• redução do absenteísmo;
• aumento da eficiência individual dos empregados;
• aumento das habilidades das pessoas;
• aumento do conhecimento das pessoas;
• mudanças de atitudes e de comportamentos das pessoas etc.
4.4.3 Avaliação em nível das tarefas e das operações. O treinamento deve proporcionar resultados, como:
• aumento da produtividade;
• melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
• redução no fluxo da produção;
• melhor atendimento ao cliente;
• redução do índice de acidentes;
• redução no índice de manutenção de máquinas e equipamentos etc
QUESTÃO CERTA: Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é: aumento da produtividade.