O Que É Informação Comparativa? (Com Exemplos)

0
2945

Última Atualização 26 de outubro de 2024

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: Nas demonstrações contábeis do período corrente, as entidades devem divulgar informações comparativas acerca do período anterior para todos os montantes apresentados, exceto quando um pronunciamento técnico, uma interpretação ou orientação do CPC permitam ou exijam a apresentação de outra forma.

Gaba: CERTO.

CPC 26

“38. A menos que um Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação permita ou exija de outra forma, informação comparativa deve ser divulgada relativa ao período anterior para todos os montantes expressos nas demonstrações contábeis. A informação comparativa também deve ser incluída para a informação narrativa e descritiva quando for relevante para a compreensão das demonstrações contábeis do período corrente.”

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: As demonstrações contábeis devem representar apropriadamente a situação patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade. Para isso, precisam ser elaboradas seguindo padrões e critérios que assegurem a sua representação fidedigna. Assim, ao elaborar as suas demonstrações contábeis para um dado período, por orientação do MCASP, uma entidade deve considerar que: as demonstrações contábeis devem ser apresentadas pelo menos anualmente, incluindo a informação comparativa.

Periodicidade e a inclusão de informações comparativas:

Advertisement
essa prática permite aos usuários das demonstrações contábeis analisar a evolução da entidade ao longo do tempo e tomar decisões mais informadas.

Outros aspectos importantes a serem considerados na elaboração das demonstrações contábeis:

  • Princípios Contábeis: As demonstrações contábeis devem ser elaboradas de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos (PCGA).
  • Materialidade: Apenas os itens que, individualmente ou em conjunto, podem influenciar as decisões econômicas dos usuários devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis.
  • Consistência: A entidade deve aplicar os mesmos critérios contábeis de um período para outro, a menos que haja uma mudança nas circunstâncias e essa mudança seja devidamente justificada.