Última Atualização 10 de abril de 2025
A modernização da administração pública passou a contar com uma poderosa aliada a partir do final da década de 1990: as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, surgiu o conceito de Governo Eletrônico, ou E-Gov, que consiste na utilização da tecnologia para aprimorar a gestão pública, a comunicação com os cidadãos e a prestação de serviços públicos.
O Que é o Governo Eletrônico?
O governo eletrônico não se resume à simples informatização de processos. Trata-se de um sistema de grande abrangência que envolve um conjunto articulado de ações voltadas à:
- Melhoria da eficiência administrativa
- Ampliação do acesso às informações públicas
- Facilitação da participação do cidadão
- Promoção da transparência e do controle social
- Oferta de serviços públicos online
Em outras palavras, é uma ferramenta estratégica de governança, que pode atuar tanto internamente (na gestão organizacional e otimização de recursos) quanto externamente (na relação com o público).
FCC (2012):
QUESTÃO CERTA: Pode-se esperar que bons serviços públicos possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e sejam sustentáveis. Essa promoção de bem-estar coletivo deve ser a missão da administração pública, e isso deve ser buscado tanto em termos econômicos, como sociais e ambientais. Um elemento chave para a interação com o cidadão é o governo eletrônico, que é um instrumento facilitador do controle civil sobre ações da administração pública e de atos de seus gestores, sejam políticos ou administradores. Outros benefícios gerados pelo governo eletrônico são: facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet.
FCC (2015):
QUESTÃO CERTA: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido adotadas no setor público por meio do governo eletrônico. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que o governo eletrônico: pode ser entendido exclusivamente como a informatizaçã o da comunicação dos governos com o público externo.
O Governo Eletrônico (E-gov) possui duas vertentes: uma interna e outra externa. Na vertente interna, o E-gov possibilita a aplicação de tecnologias de informação e comunicação para melhoramento da gestão pública e sua eficiência através da redução dos custos e da melhoria dos processos internos da organização. No front externo, ele possibilita que os cidadãos possam participar mais ativamente da administração, dando opiniões, controlando a gestão e seus resultados, e até mesmo recebendo a prestação de diversos serviços públicos no meio virtual.
ESAF (2016):
QUESTÃO CERTA: Indique qual sistema de grande abrangência utilizado na administração pública pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990 e nos últimos anos vem crescendo de forma acelerada em vários órgãos de governo: Governo eletrônico (e-gov).
No caput da questão diz em sistema e coloca como data o final dos anos 1990, assim não podendo ser a administração pública gerencial pois este é um modelo e começou em 1995 com o PDRAE (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado). Sobrando assim somente o E-gov.