O Que É Governo Eletrônico? (Exemplos)

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FCC (2014):

QUESTÃO CERTA: O Governo Eletrônico pode ser definido como o programa governamental direcionado à disponibilização de informações e serviços à sociedade através de novos canais de relacionamento entre governo e cidadãos, utilizando-se, para isto, de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): O Governo Eletrônico pode ser definido como o programa governamental direcionado à disponibilização de informações e serviços à sociedade através de novos canais de relacionamento entre governo e cidadãos, utilizando-se, para isto, de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

ESAF (2010):

QUESTÃO CERTA: uma das ações mais significativas na gestão pública foi a incorporação do governo eletrônico.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO ERRADA: A prática de governo eletrônico exige infraestrutura tecnológica padronizada para permitir acesso aos serviços e às políticas de governo.

A infraestrutura tecnológica não é necessariamente padronizada, pois existem necessidades e capacidades distintas de cada ente política. De forma mais prática: um município do interior do Estado do Amazonas não disporá de recursos suficientes para ofertar a mesma quantidade de serviços públicos por meio da internet em virtude da capacidade de investimento desse município. Além disso, a internet, a depender da realidade local não é necessariamente o meio mais acessível para a população local. Apesar de não existe uma infraestrutura padronizada propõe-se como diretriz do governo eletrônico a adoção de softwares livre como forma de contornar as necessidades de investimento do ente político e ampliar o acesso dos cidadãos.

FONTE: Prof. Marcelo Soares.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: Governo eletrônico corresponde a um aparato de funções colocadas a serviço da população por meio das TICs para dar mais transparência e eficiência à gestão.

Uma das diretrizes do governo eletrônico é a inclusão digital como direito inerente à cidadania. Existe, portanto, uma associação direta entre governo eletrônico e inclusão digital.

FONTE: Prof. Marcelo Soares.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue o item subsequente. As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

Os portais da transparência em todas as esferas governamentais mostram várias informações relevantes à sociedade sobre o gasto público. Houve uma melhora arrebatadora no fornecimento de informações e acesso a serviços, apesar de ainda estar longe do ideal.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A evolução tecnológica ocorrida nos últimos 30 anos, com a popularização da internet, permitiu uma atuação do governo mais próxima da população, por meio do governo eletrônico. Assinale a opção que mostra um exemplo de diretriz do governo eletrônico: Promoção do controle social.

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CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: O governo eletrônico, com informações e serviços prestados pela internet e por outros meios de comunicação, deve abranger linhas de ação voltadas ao cidadão, além de eficiência organizacional interna, cooperação governamental e gestão do conhecimento institucional.

Lenk & Traunmüllerv (2001) visualizam quatro perspectivas:

A Perspectiva do Cidadão – visando oferecer serviços de utilidade pública ao cidadão contribuinte;

A Perspectiva de Processos (Eficiência Interna) – visando repensar o modus-operandi dos processos produtivos ora existentes no Governo, em suas várias esferas, tais como, por exemplo, os processos de licitação para compras (e-procurement);

A Perspectiva da Cooperação – visando integrar os vários órgãos governamentais, e estes com outras organizações privadas e não-governamentais, de modo a o processo decisório possa ser agilizado, sem perda de qualidade, assim como evitando-se fragmentação, redundâncias etc. hoje existentes nas relações entre esses vários atores;

A Perspectiva da Gestão do Conhecimento – visando permitir ao Governo, em suas várias esferas, criar, gerenciar e disponibilizar em repositórios adequados, o conhecimento tanto gerado quanto acumulado por seus vários órgãos.

COPEVE-UFAL (2012):

QUESTÃO CERTA: Ao tratar dos mecanismos de comunicação eletrônicos, o governo eletrônico, com serviços e informações prestados pela internet e por outros meios de comunicação, abrangem quatro linhas de ação voltadas: ao cidadão, à eficiência interna, à cooperação, à gestão do conhecimento. Com base nas quatro linhas, a opção voltada à cooperação é: a que tem a finalidade de integrar os diversos órgãos governamentais, assim como promover a integração com outras organizações públicas, públicas não estatais, e privadas.