Gestão por Resultados na Administração Pública

0
916

Última Atualização 10 de maio de 2022

FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: A gestão por resultados é parte da nova Administração Pública, altamente recomendada por se tratar da tradução dos objetivos das Políticas Públicas em resultados. Essa nova metodologia de gestão vai de encontro aos problemas e mecanismos comuns da Administração Pública. Alguns desses mecanismos são: coordenação por supervisão direta, padronização de procedimentos e de habilidades.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO CERTA: A gestão por resultados na administração pública se beneficia da existência de métricas programáticas robustas e comparáveis ao longo do tempo.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: Em um modelo de gestão por resultados, o estabelecimento de objetivos e metas é definido de forma discricionária pelo gestor público.

ERRADO. Em qualquer modelo de gestão por resultados, os objetivos, os indicadores e as metas a serem atingidas deverão ser definidos de acordo com a missão e a visão institucionais. A execução e os resultados alcançados devem ser monitorados e comparados com os previamente estabelecidos. Nesse contexto, o planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: O modelo de Excelência da Gestão Pública foi uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Planejamento com o objetivo de modernizar a Administração Pública. Sobre esse modelo, assinale a afirmativa correta: Direciona o setor público para a gestão por resultados, em busca da melhor utilização dos recursos.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A gestão por resultados no setor público, que se tornou relevante no Brasil após a reforma administrativa de 1995, foi fundamental para a revitalização da gestão pública e para a retomada do equilíbrio fiscal. Sobre o conceito de gestão por resultados, assinale a afirmativa correta: Privilegia a flexibilização de recursos em conjunto com a responsabilização do gestor.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: Com a gestão por resultados na produção de serviços públicos, os controles passo a passo dos processos, característicos do estado burocrático, têm sido fundamentais para as políticas públicas.

Advertisement

Pelo contrário. Na Gestão por Resultados predomina o controle a posteriori. Inclusive, umas das atividades necessárias à implementação da Gestão por Resultados é a simplificação dos processos de modo que não se perca de vista a finalidade, que é o atendimento do cidadão. Assim, a Administração deixa de ser autorreferida, como na Administração Burocrática, para focar nos resultados.

Enquanto no modelo burocrático a ênfase ocorre nos processos, ou meios, e os controles são realizados a priori (antes); no modelo gerencial o controle é por resultados, nos fins, e o momento é a posteriori (posterior).

FONTE: Prof. Herbert Almeida – Estratégia Concursos.

Alguns passos:

  • O gestor deve ter uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e do planejamento estratégico a ser seguido pelo setor sob sua responsabilidade.
  • O gestor e seus colaboradores devem se reunir para estabelecer os objetivos de cada um, determinando prazo para a apresentação dos resultados.
  • O gestor deve avaliar o desempenho da equipe, a partir do atingimento ou não dos objetivos estabelecidos.
  • O gestor deve monitorar o processo, marcando reuniões antes de o prazo estabelecido terminar, para saber se os objetivos efetivamente serão alcançados.