Gestão Estratégica de Pessoas

0
1197

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

Estima-se que existam três teorias básicas que definam bem os estudos sobre a gestão estratégica de pessoas: a universalista, a configuracional e a contigencial.

Na teoria universalista defende-se que exista a “melhor prática” de gestão de pessoas que seja capaz de proporcionar melhores resultados em qualquer situação, em qualquer organização, independentemente da estratégia de negócios, do setor ou tamanho. Vários pesquisadores seguem esta linha de pensamento e costumam apontar resultados positivos entre as práticas de gestão de pessoas e indicadores de desempenho organizacional.

Já na teoria configuracional, o foco central é que determinada prática de gestão de pessoas só gera benefícios quando combinada com outras práticas efetivas, enfatizando a necessidade de buscar alinhamento entre as diversas estratégias, políticas e práticas de gestão de pessoas, destacando que um conjunto de práticas de gestão de pessoas internamente alinhadas seria capaz de gerar melhores resultados organizacionais, em vez de utilizar práticas isoladas.

A teoria contingencial defende que as estratégias de gestão de pessoas serão mais efetivas quando estiverem devidamente integradas num contexto ambiental e às estratégias organizacionais, ressaltando a busca de alinhamento entre o sistema de gestão de pessoas, gestão estratégica e as metas organizacionais.

QUESTÃO CERTA: A perspectiva contingencial na Gestão Estratégica de Pessoas advoga que as estratégias de gestão de pessoas serão mais efetivas quando estiverem devidamente integradas: ao contexto ambiental e às estratégias organizacionais.

São alguns dos mecanismos e instrumentos da gestão estratégica de pessoas:

  • Planejamento de recursos humanos;

  • Gestão de competências;

  • Capacitação continuada com base em competências;

  • Avaliação de desempenho e de competências.

QUESTÃO CERTA: O conceito de gestão estratégica se refere a um tipo de gestão que se preocupa com os objetivos e metas da organização e com o desempenho e as formas de atuação mais adequadas para concretizá-los. Os principais mecanismos e instrumentos da gestão estratégica de pessoas são, EXCETO: gestão social.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue o item que se segue. A área de RH passará a estratégica, se delimitar seu campo de atuação aos processos e funções clássicas do RH.

A área de RH passará a estratégica, se houver alinhamento ao planejamento estratégico da organização, e não delimitando seu campo de atuação aos processos e funções clássicas de RH. Aliás, é essa a característica da área de RH tradicional da Era da Industrialização Clássica.

QUESTÃO CERTA: A gestão estratégica de pessoas deve servir aos objetivos do negócio da organização por meio do planejamento, da organização, da coordenação e do controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente das pessoas.