Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização.
Quando se centraliza os esforços (no dono da empresa ou chefão qualquer), resta a organização adotar mecanismos de coordenação (parte da função ‘dirigir’) e controle de pessoas como, por exemplo, câmeras, fiscais (controle gerencial), tecnologia da informação e comunicação, dentre outros – para checar se todos estão trabalhando conforme decidiu o sujeito centralizador de decisões. Ao optar por descentralizar as decisões, tornando a estrutura mais flexível, jogamos no lixo todo esse aparato de coordenação e controle, isto é, reduzimos o nosso custo com ferramentas descritas, uma vez que, aos subordinados, foi dada confiança (ainda que limitada) para que eles tomem as decisões necessárias para se atingir os objetivos da organização.
A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões, aumentando a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários e ainda, evitando que fujam da responsabilidade.
Segundo CHIAVENATO (2003), os gastos com coordenação podem ser reduzidos devido à essa maior autonomia para tomar decisões. No entanto, isso requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida, além de políticas definindo até que ponto as unidades subsidiárias podem tomar suas decisões. Logo, ITEM CERTO!