Última Atualização 13 de janeiro de 2021
Laudon e Laudon (2010) definem business Intelligence (BI), ou também chamado de inteligência empresarial, como uma série de ferramentas analíticas que utilizam os bancos de dados da empresa para encontrar padrões e insights que ajudam os gerentes a tomar decisões melhores, desta forma aumentando o desempenho organizacional.
Ainda de acordo com os autores, as ferramentas de BI possibilitam às empresas a capacidade de guardar e analisar um número muito grande de informações, aumentando então o grau de conhecimento sobre o perfil dos seus clientes e também concorrentes. Com base nas análises, é possível que a empresa altere seu comportamento, tomando decisões que vislumbrem alcançar maior lucratividade. O BI funciona basicamente como ilustra a Figura 4. Os bancos de dados monitoram as transações geradas no dia a dia da empresa e com estas informações abastecem o data warehouse. Os gerentes utilizam ferramentas de Business Intelligence para encontrar padrões nos dados, após a análise podem tomar decisões baseadas em fundamentos.
Para Turban, Mclean e Wetherbe (2004), as atividades de BI não
O conceito de BI, para os autores, têm origem nas atividades dos sistemas de informações empresarial (EIS), hoje o conceito abrange também as atividades de OLAP (processamento analítico online) e data mining, que serão analisados a seguir juntamente com data warehouse.
De acordo com SHIM et al. (2002), data warehouse, OLAP e data mining são a base para o funcionamento dos sistemas de BI, os três conceitos serão definidos abaixo, separados em três componentes, os quais compõem o BI:
-
Armazenagem de dados (data warehouse);
-
Análise multidimensional de dados (olap)
-
Mineração de dados (data mining).