Função da Estrutura Organizacional

0
330

Última Atualização 19 de janeiro de 2021

A estrutura organizacional atende a três funções básicas:

1-Produzir produtos organizacionais e atingir suas metas;

2-Minimizar as variações individuais sobre as organizações;

3-Estabelecer o contexto no qual o poder é exercido – onde as decisões são tomadas e as atividades da organização são executadas.

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006).

A estrutura organizacional deve ser pensada em função da estratégia organizacional e, na sua definição, devem-se tomar em consideração seus seis elementos básicos:

1. A especialização do trabalho;
2. A departamentalização;
3. A cadeia de comando;
4. A amplitude de controle;
5. A centralização e descentralização;
6. A formalização.

QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho, a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre grupos na organização.

QUESTÃO CERTA: O processo de elaboração de estruturas organizacionais deve considerar os seguintes elementos: especialização, departamentalização, hierarquização, centralização e formalização. 

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Estruturas organizacionais atendem a função de realizar os produtos ou serviços organizacionais e de atingir metas e objetivos da organização.

QUESTÃO CERTA: Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo.

Informação da Wikipedia:

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.