Última Atualização 19 de fevereiro de 2021
Há alguns tipos de armazenamento que um sistema OLAP pode utilizar:
– ROLAP – RELACIONAL utiliza tecnologia de BD RELACIONAL para armazenar seus dados e suas consultas também são processadas pelo gerenciador de banco de dados relacional (escalabilidade, flexibilidade e padronização); é mais indicado para DATA WAREHOUSE pelo grande volume de dados
– MOLAP – MULTIDIMENSIONAIS manipulando os dados diretamente no servidor, tendo ganho desempenho. É mais indicado para DATA MARTS dados são mais específicos (Cubo de dados)
– HOLAP – HÍBRIDO é a combinação entre ROLAP (escalabilidade, flexibilidade e padronização) e MOLAP (desempenho); é (ROMA)
– DOLAP – DESKTOP Permitem análises específicas em BD individuais instalados em computadores pessoais. (Oferece maior portabilidade)
– WOLAP – Web disparam uma consulta via navegador Web para o servidor, que retorna um cubo OLAP para ser analisado pelo usuário;
– SOLAP – Integração entre ferramenta que utiliza informações geográficas (como o GIS) e OLAP
QUESTÃO CERTA: OLAP é uma interface com o usuário que pode se utilizar de diversos modelos de armazenamento para apresentar as informações. As diversas formas de armazenamento e acesso a dados permitem classificar OLAP em diferentes categorias, como por exemplo, o ROLAP, em que os dados são armazenados de forma relacional, e o MOLAP, em que os dados são armazenados em estruturas multidimensionais.
QUESTÃO ERRADA: MOLAP é um método utilizado para apresentar, fisicamente e em formato relacional, os dados em formato OLAP.
MOLAP armazena os dados em uma estrutura multidimensional, não relacional. Essa seria a definição de ROLAP.
QUESTÃO ERRADA: Em sistemas OLAP no MOLAP, os dados são armazenados em um formato que aceita dados multimídia, não havendo necessidade de se usar formato específico.
ROLAP –> BD relacional
MOLAP –> BD multidimensional
HOLAP –> ROLAP + MOLAP
DOLAP –> Ferramenta desktop para consultas
WOLAP –> Ferramenta web para consultas
SOLAP –> Integração entre ferramenta que utiliza informações geográficas (como o GIS) e OLAP
GIS –> Ferramenta de BD que permite trabalhar com informações geográficas.
QUESTÃO ERRADA: Um sistema OLAP multidimensional armazena seus dados em tabelas relacionais construídas a partir da consolidação de dados operacionais.
Errada. Esta é a descrição do OLAP Relacional, que possui seus dados armazenados em uma base de dados relacional. Segundo Date (2004, p.613),”O MOLAP (OLAP multidimensional) envolve um banco de dados multidimensional, um banco de dados no qual os dados estão armazenados conceitualmente nas células de um array multidimensional.”
OLAP (On-line Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. As aplicações OLAP são usadas pelos usuários para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.
A arquitetura OLAP possui ferramentas que são classificadas em cinco tipos que são:
ROLAP -> utiliza tecnologia de banco de dados relacional para armazenar seus dados e suas consultas também são processadas pelo gerenciador de banco de dados relacional;
MOLAP -> são ferramentas que disparam suas requisições diretamente para banco de dados mutidimensionais;
HOLAP -> esse “H” refere-se a “híbrido” -> é a combinação entre ROLAP e MOLAP;
DOLAP -> o “D” refere-se a “desktop” -> a ferramenta envia as requisições para o servidor e este devolve ao desktop um cubo OLAP para ser pesquisado pelo usuário;
WOLAP -> “W” refere-se a “Web” -> são ferramentas que disparam uma consulta via navegador Web para o servidor, que retorna um cubo olap para ser analisado pelo usuário;
QUESTÃO CERTA: Embora apresentem desempenho de carga melhor que o MOLAP, os sistemas ROLAP apresentam desempenho das consultas que depende das informações desejadas.
DESEMPENHO DE CONSULTA
O MOLAP fornece uma resposta rápida para praticamente qualquer consulta, pois no modelo multidimensional são gerados previamente todas as combinações e resumos possíveis.
O ROLAP responde às consultas da mesma forma que os aplicativos RDBMSs, a velocidade da resposta depende da informação desejada, pois a maior parte do processamento é feito em tempo de execução tendo em vista que os dados pré-calculados e resumidos geralmente não atendem a todas as solicitações dos usuários.
DESEMPENHO DE CARREGAMENTO
O MOLAP necessita de um longo período para execução da carga de dados, raramente esta carga é diária devido ao grande volume de informações a serem atualizadas para possibilitar um retorno rápido às consultas da inferface OLAP.
O ROLAP possibilita um carregamento mais rápido devido à estrutura de tabelas e colunas, menos complexa em comparação à estrutura de arrays utilizada pelo MOLAP. Outro fator importante na rapidez da carga é o número menor de informações pré-calculadas e resumidas.
Por fim, chegamos à conclusão de que não existe uma definição entre qual o melhor, ROLAP ou MOLAP, e que a tendência será a utilização do método HOLAP (citado acima), no qual é possível utilizar as vantagens dos dois modelos numa mesma arquitetura.
QUESTÃO CERTA: A solução MOLAP independe diretamente de SGBD relacionais, visto que os dados são copiados e armazenados em uma estrutura multidimensional, o que promove melhor tempo de resposta nas consultas, em comparação aos bancos de dados relacionais.
QUESTÃO CERTA: Quanto à forma de armazenamento dos dados, o MOLAP é mais indicado para DataMarts que para DataWarehouse.
O MOLAP oferece um desempenho pior para uma grande quantidade de dados, sendo mais performático para DataMarts, que possuem uma quantidade menor de informações.
QUESTÃO ERRADA: O ROLAP, sistema que se baseia na manipulação dos dados armazenados na base de dado relacional, apresenta a desvantagem de não lidar com grandes quantidades de dados.
ROLAP envolve a possibilidade de lidar com grandes quantidades de dados. ROLAP possui capacidade de manipular e analisar um grande volume de dados sobre diversas perspectivas.
QUESTÃO CERTA: Quanto à forma de armazenamento dos dados, o MOLAP é mais indicado para DataMarts que para DataWarehouse.
Os métodos mais comuns de armazenamento de dados utilizados pelos sistemas OLAP são ROLAP e MOLAP, a única diferença entre eles é a tecnologia de banco de dados. O ROLAP usa a tecnologia RDBMS (Relational DataBase Management System), na qual os dados são armazenados em uma série de tabelas e colunas. Enquanto o MOLAP usa a tecnologia MDDB (MultiDimensional Database), onde os dados são armazenados em arrays multidimensionais. Os dois fornecem uma base sólida para análise e apresentam tanto vantagens quanto desvantagens. Para se escolher entre os dois métodos deve-se levar em consideração os requisitos e a abrangência do aplicativo a ser desenvolvido. ROLAP é mais indicado para DATA WAREHOUSE pelo grande volume de dados, a necessidade de um maior número de funções e diversas regras de negócio a serem aplicadas. MOLAP é mais indicado para DATA MARTS, onde os dados são mais específicos e o aplicativo será direcionado na análise com dimensionalidade limitada e pouco detalhamento das informações.
ROLAP -> DATA WAREHOUSE
MOLAP -> DATA MARTS
QUESTÃO CERTA: O banco de dados de um MOLAP possui um SGDB multidimensional, ou seja, permite armazenamento de dados nas células de um array multidimensional.
Molap>>>Multidimensional.
Rolap>>>Relacional.
Holap>>>Hibrida.
Dolap>>>Desktop.
MOLAP (Multidimensional On Line Analytical Processing)
No modo de armazenamento MOLAP (OLAP Multidimensional) uma cópia dos dados de origem do cubo, junto com as suas agregações, armazenam-se em uma estrutura multidimensional.
Enquanto os dados de origem são modificados diretamente com as operações, os objetos com armazenamento MOLAP devem ser processados para incorporar estas mudanças.
O tempo compreendido entre um processamento e o seguinte cria um período de latência durante o qual a informação OLAP pode não coincidir com os dados de origem atuais.
Como características do armazenamento MOLAP, podemos destacar:
• Oferece excelente rendimento e compressão de dados.
• Apresenta melhor tempo de resposta, dependendo apenas da porcentagem das agregações do cubo.
• A estrutura está muito otimizada para maximizar o rendimento das consultas.
• Geralmente este método é muito apropriado para cubos com uso frequente devido à sua rápida resposta.
QUESTÃO ERRADA: Ferramentas do tipo ROLAP apresentam maior nível de multidimensionalidade e latência mais elevada no acesso aos dados que as do tipo MOLAP.
Com ROLAP pode-se “simular” multidimensionalidade através de seus relacionamentos.
O modelo multidimensional é o MOLAP. Por isso está errado dizer que o ROLAP possui mais multidimensionalidade que o MOLAP. Quanto a latência está correto. O ROLAP é mais lento que o MOLAP, na maioria das vezes necessita acessar mais linhas que o MOLAP para chegar ao mesmo resultado.
MOLAP
– Armazenamento dos dados em cubos dimensionais e em formato proprietário;
– Execução de cálculos complexos;
– Investimentos altos;
– Alto desempenho;
– Baixa escalabilidade.
ROLAP
– Pode alavancar as funcionalidades inerentes do BD relacional;
– Limitado pelas funcionalidades SQL;
– Baixo desempenho;
– Alta escalabilidade.
QUESTÃO CERTA: As limitações dos bancos de dados relacionais que utilizam modelo entidade-relacionamento podem ser superadas por meio do uso de ferramentas OLAP (online analytical processing).