ETL, Data warehouse e OLAP

0
1431

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: A construção de um data warehouse envolve primordialmente um processo de extração, transformação e carga de dados, que normalmente tem origem nas bases de dados dos sistemas que estão ou estiveram em operação. O sucesso desse processo é fortemente influenciado pela escolha da ferramenta OLAP (on-line analytical processing) a ser utilizada.

ETL = extração, transformação e carga de dados (L de loading, isto é, carregamento).

Primeiro) ocorre ETL (capturar dados de diversas fontes)

Segundo) ocorre interação via Data Warehouse ou Data Mart (armazenamento)

Terceiro) ocorre a recuperação – refere-se à visualização e análise de dados, que pode ser por meio de OLAP, por exemplo.

Logo, não cabe dizer que OLAP impacta a ETL, visto que ETL ocorre primeiro.

Resposta: errado.

QUESTÃO CERTA: A tecnologia de DW tem como objetivos a extração eficiente, o processamento e a apresentação analítica de dados para suporte à decisão gerencial. Essa tecnologia utiliza o online analytical processing (OLAP) para a análise de dados complexos.

Advertisement

A questão está correta, pois aborda dois conceitos intrinsecamente ligados aos DWs: procedimentos ETL e ferramentas OLAP. Porém, é importante perceber o momento em que esses elementos atuam em um DW. Os procedimentos ETL (E-T-L | Extraction – Tranformation – Load) são utilizados para a geração/migração dos dados dos sistemas OLTP e de quaisquer outras fontes externas (com dados estruturados ou não) para o DW. Enquanto as ferramentas OLAP utilizam-se de consultas nos DWs para geração de informações necessárias a tomadas de decisões da empresa.

Segundo Schlöttgen quanto ao processo de Data Warehousing, pode-se dividi-lo em quatro grandes atividades: Extração, Processamento( Armazenamento de dados + Consulta de dados) e Apresentação