Estrutura Organizacional Vertical

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Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: À medida que uma organização cresce em tamanho, sua hierarquia de autoridade se estende, tornando a estrutura organizacional mais vertical (JONES e GEORGE. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 4ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 225). É correto afirmar sobre uma organização vertical: Quanto maior a verticalização, maior o tempo de resposta a mudanças.

Uma organização vertical tem muitos níveis de hierarquia de autoridade em relação ao tamanho da empresa; uma organização horizontal possui menos níveis em relação ao tamanho da empresa. À medida que a hierarquia for se tornando mais vertical, podem surgir problemas que tornam a estrutura da organização menos flexível e que diminuem o tempo de resposta de seus gestores a mudanças no ambiente organizacional.

QUESTÃO ERRADA: Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho.

Quanto mais uma organização se verticaliza, mais perto das tarefas estarão os seus gestores de cada nível.

ESTRUTURA VERTICAL:

|Nível institucional – João (chefe) |

|Nível Gerencial – Pedro (subordinado) |

|Nível operacional – Henrique (subordinado) |

ESTRUTURA HORIZONTAL:

——————————————————- Nível institucional – João (chefe) ———————————-

Nível Gerencial – Pedro (subordinado), Flávio (subordinado), Miguel (subordinado), Matheus (subordinado)

Nível operacional – Henrique (subordinado), Rafael (subordinado), Lucas (subordinado), Vinícius (subordinado)

———————————————————————————————————————————

QUESTÃO CERTA: O tamanho de uma organização: afeta a estrutura em uma relação decrescente e seu impacto é menos importante à medida em que a organização se expande.

Embora o tamanho de uma organização influencie significativamente sua estrutura, a relação não é linear. As grandes organizações (com mais de dois mil funcionários) possuem mais especialização, departamentalização, níveis verticais, regras e regulamentos do que as pequenas organizações. Entretanto, o tamanho de uma empresa afeta a estrutura de forma decrescente, e seu impacto é menos importante à medida que uma organização se expande