Eficiência Eficácia e Efetividade

0
551

Eficiência se relaciona com o uso dos recursos que temos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente é porque esta pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada. Seria então a maneira como fazemos algo buscando atingir um objetivo! Lembre-se de que estes recursos podem ser vários, como o tempo, as pessoas, o dinheiro, as matérias-primas, etc.

Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se atingimos realmente o objetivo que traçamos. Por exemplo, se Maria planejou fazer uma viagem de carro de Belo Horizonte a Brasília e levou três dias para chegar, dizemos que ela foi eficaz (atingiu o objetivo de chegar a Brasília), mas não foi eficiente (levou muito mais tempo – recurso – que seria normalmente necessário). Se Maria tivesse levado sete horas, mas ao invés de Brasília tivesse chegado ao Rio de Janeiro, teria sido eficiente (sua viagem durou o tempo planejado), mas ineficaz (não atingiu o objetivo).

A Efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade. Imagine que a prefeitura de sua cidade deseja diminuir a mortalidade infantil. Buscando atingir este objetivo, a Prefeitura comprou 10.000 vacinas para poder imunizar o mesmo número de crianças do município no ano de 2010, tendo em vista este objetivo de reduzir a mortalidade. Se no final do programa todas as dez mil crianças do município foram vacinadas, o programa foi eficiente (utilizou de forma adequada os recursos, como vacinas, médicos, etc.) e eficaz (as crianças foram vacinadas como planejado).

Para sabermos se o programa foi efetivo, teremos de pesquisar se realmente a mortalidade infantil foi reduzida, pois pode ser que a vacina não seja a adequada, ou que na verdade a causa das mortes seja outro problema, etc.

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: Suponha que o Município, atendendo aos anseios da população, tenha ampliado o número de unidades de habitação popular que estavam em construção, de molde a contemplar efetivo déficit de moradias no setor. Todavia, auditoria de custos realizada pelos órgãos de controle identificou que o valor despendido pelo Município para a construção acabou sendo significativamente superior ao de mercado, especialmente em função do inadequado gerenciamento das obras e dos contratos correspondentes. No que concerne aos indicadores de qualidade da atuação da Administração pública, a referida ação municipal apresentou-se: efetiva, pois atingiu os legítimos anseios da sociedade, porém não eficiente, eis que não apresentou o melhor uso econômico dos insumos empregados.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública, tenha sido instada por órgão de orientação governamental para adotar medidas de corte de custos, incluindo despesas com pessoal e custeio em geral. Como alternativa à redução do seu quadro funcional, referida empresa propôs ações concretas para aumento de eficiência no desempenho de suas atividades. A solução apresentada pela empresa, do ponto de vista conceitual, é: aceitável, dado que o conceito de eficiência preconiza o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, o que, potencialmente, pode ensejar redução de custos.

FCC (2018):

QUESTÃO ERRADA: A necessidade de um plano é determinada pela missão ou pelos objetivos institucionais, ou, ainda, por problemas específicos relacionados com o bom desempenho da organização. Por essa razão, a eficiência de um plano é medida pelo grau segundo o qual contribui para a realização dos objetivos e para alcançar os resultados desejados.

Negativo. Confunde eficiência com eficácia.

CS-UFG (2018):

QUESTÃO CERTA: Eficiência e eficácia são dois critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho organizacional e individual. Relacionando ambos os critérios para a avaliação da ação administrativa, o administrador que escolhe metas certas para alcançar, mas faz mau uso dos recursos para o alcance das metas apresenta: baixa eficiência e alta eficácia.

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinado Estado, em face da superveniência de crise fiscal, tenha adotado um programa de contenção de gastos e racionalização do uso de recursos humanos e financeiros para a realização de programas e ações públicas em curso (fazer mais com menos = eficiência), objeto de um plano de metas traçado no início da gestão. Nesse cenário, foram descontinuadas algumas iniciativas em que a relação custo-benefício não se mostrava favorável e outras que não refletiam as prioridades atualmente indicadas pela população (eficácia = alcance de objetivos traçados), substituindo-as por outras que atendiam aos anseios expressados no momento presente (efetividade = gera-se sentimento de mudança). Nesse cenário, constata-se que a ação estatal: pautou-se pela busca de eficiência, com o uso racional de insumos na produção de bens e serviços, bem como efetividade, objetivando atingir as expectativas dos cidadãos com as ações públicas.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: Eficácia no atendimento ao público significa atender às necessidades do cliente, fazendo o melhor uso dos recursos disponíveis na organização.

FCC (2015):

QUESTÃO ERRADA: O impacto final de determinada ação pública mede-se pelo grau de satisfação do usuário e corresponde à sua eficácia, independentemente da eficiência medida pela avaliação de desempenho realizada pela própria Administração.

Advertisement

Errado! Grau de satisfação é efetividade e não eficácia.

FCC (2015):

QUESTÃO CERTA: É consenso que a atuação da Administração pública deve estar pautada pela busca do atendimento das necessidades e das expectativas da sociedade pelos serviços prestados. Quando o impacto final das ações da Administração atinge tal escopo, é correto dizer que seu desempenho corresponde ao grau de efetividade.

FCC (2014):

QUESTÃO CERTA: Considere que a implementação de uma ação governamental foi concluída no prazo estabelecido, com custos reduzidos e de acordo com o escopo idealizado, porém não foi considerada pela sociedade como promotora dos benefícios esperados. Essa ação foi eficiente, porém não efetiva.

IADES (2014):

QUESTÃO CERTA: Quando a Administração Pública escolhe certo o que fazer, isto é, seleciona os objetivos adequados e, ao final de um período, cumpre as metas estabelecidas, ela está sendo eficaz.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: A sociedade passou a dispor de base jurídica expressa para exigir a efetividade do exercício de direitos sociais a partir da existência do princípio da eficiência na legislação brasileira.

Verdade. Quando se diz positivo significa “previsto em lei”. A eficiência está positivada na Constituição Federal:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (…)

Apesar da efetividade não estar presente nas leis, o mero fato da eficiência estar, por via reflexa, permite que a sociedade cobre efetividade dos gestores públicos.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: A atuação da Administração pública vem sendo, cada vez mais, pautada e avaliada por critérios de eficiência, eficácia e efetividade. Nesse contexto, considere:

I. Uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução.

II. A efetividade de uma ação administrativa depende do nível de atingimento das metas estabelecidas internamente e não, necessariamente, de seus efeitos externos. [errado]

III. A eficácia de uma ação administrativa corresponde ao grau máximo de sucesso da referida ação, consistente na satisfação das necessidades da sociedade em relação àquela demanda. [errado]

Esta correto o que consta APENAS em I.

Trocaram os conceitos:

II. A EFICÁCIA de uma ação administrativa depende do nível de atingimento das metas estabelecidas internamente e não, necessariamente, de seus efeitos externos.

III. A EFETIVIDADE de uma ação administrativa corresponde ao grau máximo de sucesso da referida ação, consistente na satisfação das necessidades da sociedade em relação àquela demanda.

CESGRANRIO (2011):

QUESTÃO CERTA: O desempenho apresentado na comparação entre o que foi orçado e realizado é comumente avaliado por meio de dois atributos, que são: eficácia e eficiência.

CCV0UFC (2016):

QUESTÃO CERTA: Eficiência significa fazer corretamente as coisas e eficácia significa fazer as coisas necessárias.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais. Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi: mais eficaz.

Eficiente não foi, pois vemos que gastou os mesmos mil reais por pessoa. Se tivesse gastado menos por pessoa diríamos que foi mais econômica. Se tivesse atendido mais pessoas (do que as 100) com o mesmo 100 mil reais, diríamos que foi mais eficiente (fez mais com o mesmo recurso). No final das contas ela manteve o mesmo gasto por pessoa de mil reais e simplesmente entregou mais resultados em termos absolutos (atendeu mais pessoas), o que nos remete a ideia de eficácia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui