Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A demonstração financeira combinada que é exigida somente para a sociedade que tem ações negociadas em bolsa de valores é a demonstração: do valor adicionado.
QUESTÃO CERTA: A demonstração do valor adicionado expressa o valor da riqueza econômica gerada pela empresa e o valor adicionado transferido por terceiros à companhia.
CPC 09: Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade
QUESTÃO CERTA: Informações a respeito da riqueza econômica gerada por uma entidade e sobre a forma de distribuição dessa riqueza podem ser obtidas mediante a análise do (a): demonstração do valor adicionado.
É imperativo lembrar que a DVA, conforme a dicção do CPC 09, não está fundada nos princípios contábeis, mas nos conceitos macroeconômicos.
QUESTÃO ERRADA: A elaboração da DVA está fundamentada nos princípios fundamentais de contabilidade, proporcionando aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à parcela de contribuição que a entidade tem na formação do produto interno bruto.
A questão está ERRADA, pois, a DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, cujo objeto visa a PRODUÇÃO; e não em princípios da Contabilidade. Porém, também pode ser enxergada sob a ótica Contábil, que visa a RECEITA, tendo por base o Princípio da Competência.
QUESTÃO CERTA: As empresas brasileiras, em atendimento às Normas Brasileiras de Contabilidade e em cumprimento à Lei das sociedades por ações, devem apresentar suas informações patrimoniais, econômicas e financeiras nas demonstrações contábeis, determinadas pelos citados diplomas. Nesse contexto, uma empresa com a obrigação legal de emitir a demonstração, que representa um dos elementos componentes do Balanço Social e, que tem, entre seus objetivos básicos, apresentar o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos, tem que elaborar a demonstração do (a): valor adicionado
QUESTÃO ERRADA: A demonstração do valor adicionado (DVA) expressa, em termos econômicos, o quanto cada entidade contribuiu para a geração de riqueza no país.
DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB).
DVA – geração de riqueza da entidade.
QUESTÃO ERRADA: O objetivo da demonstração do valor adicionado é apresentar o valor da riqueza econômica da empresa e distribuir essa riqueza aos acionistas.
Lei 6.404
Art. 188. As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo.
[…]
II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
QUESTÃO CERTA: A demonstração do valor adicionado (DVA) evidencia a riqueza econômica produzida pela companhia em determinado exercício. A DVA apresenta o valor adicionado pela empresa em razão de suas atividades; a forma de distribuição da riqueza gerada, entre empregados, acionistas, financiadores de capital, governo, comunidade; e a parcela retida na empresa para reinvestimento.
O valor adicionado significa a riqueza gerada pela companhia, que na prática compreende a receita bruta deduzida dos valores debitados no resultado relativo às riquezas oriundas de terceiros (bens e serviços consumidos), tais como matéria-prima, mercadorias, materiais, serviços etc. Deverá ser indicada a distribuição do valor adicionado entre empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela retida para reinvestimentos. (BRAGA, ALMEIDA, 2009, p. 31.)
QUESTÃO CERTA: A demonstração do valor adicionado deve indicar o valor da riqueza gerada pela entidade, a distribuição dessa riqueza entre os agentes que contribuíram para a sua formação, bem como a parcela dessa riqueza que não foi distribuída.
Lei 6404
Art. 188 II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
QUESTÃO ERRADA: A demonstração do valor adicionado evidencia a riqueza criada pela entidade, que reflete a influência da empresa na economia do país, medida em compras, impostos e contribuições recolhidas.
ITEM ERRADO
CPC 09
Objetivo
1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é estabelecer critérios para elaboração e apresentação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a qual representa um dos elementos componentes do Balanço Social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período.
Definições
9. Os termos abaixo são utilizados neste Pronunciamento com os seguintes significados:
Valor adicionado: representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.
QUESTÃO ERRADA: A demonstração do valor adicionado permite evidenciar a riqueza criada pela empresa e a sua distribuição à sociedade e ao Estado, excluído o valor adicionado produzido por terceiros e transferido à entidade.
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência.
A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa.
Exemplos de riquezas geradas por terceiros: aluguel e royaltes.