Dividendos juros fluxo de caixa

0
393

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: É recomendável que os juros sobre o capital próprio e os dividendos pagos sejam classificados, na demonstração dos fluxos de caixa, como fluxo das atividades de financiamento.

===> Dividendos de Juros sobre capital próprio: 

Pagos — > CPC…  1) Encoraja: Atividade Financiamento; 2) Alternativamente: Atividade Operacional;
Recebidos— > CPC…  1) Encoraja: Atividade Operacional; 2) Alternativamente: Atividade Investimento;

CPC 03 – R (2) Os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento porque são custos da obtenção de recursos financeiros. Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital próprio pago podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, a fim de auxiliar os usuários a determinar a capacidade de a entidade pagar dividendos e juros sobre o capital próprio utilizando os fluxos de caixa operacionais.

QUEASTÃO ERRADA: Na demonstração dos fluxos de caixa, os juros pagos e recebidos sobre capital próprio devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades de financiamento de instituições financeiras.

Errado, pois conforme CPC03 r.2item 17, temos: “33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras.”

QUESTÃO ERRADA: Os juros pagos e recebidos, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos somente poderão ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo.

ERRADA. 33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras.

Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos. O Pronunciamento encoraja que sejam classificados como OPERACIONAIS.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Na demonstração de fluxo de caixa, os pagamentos de juros de financiamentos comerciais e bancários contraídos por uma empresa devem ser classificados como saídas originadas das atividades operacionais dessa empresa.

CPC 03

33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras. Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.

34A. Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

RESUMO:

Instituições financeiras: juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais

Demais instituições: É recomendado, mas não obrigado a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento