Qual a Diferença Entre VPL e TIR?

0
3918

QUESTÃO CERTA: Na comparação de projetos de investimento, o uso da TIR sempre conduz à seleção do mesmo projeto, enquanto a seleção de projeto usando o método do VPL vai depender da taxa de desconto escolhida.

A TIR e o VPL baseiam-se nos mesmos princípios da equivalência de capitais e conduzem à mesma decisão, à exceção de alguns casos particulares.

A diferença fundamental dentre estas duas técnicas é que o VPL assume reinvestimentos ao custo de capital, enquanto a TIR assume que os reinvestimentos se farão à própria taxa interna de retorno. Entretanto, o critério da TIR é suscetível a apresentar algumas desvantagens, quando se observa conflito entre os métodos de VPL versus TIR, a decisão correta é selecionar o projeto com maior VPL, assumindo-se que o objetivo é maximizar o valor presente da empresa.

Quando se calcula o VPL de um projeto, busca-se saber se o projeto vale mais do que ele custa. Estima-se seu valor calculando quanto seu fluxo de caixa deveria valer se uma reivindicação sobre o projeto fosse oferecida isoladamente aos investidores e negociada no mercado. É por este motivo que se calcula o VPL descontando fluxos de caixa futuros ao custo de oportunidade de capital, isto é, à taxa de retorno esperada oferecida para títulos que têm risco similar ao projeto.

QUESTÃO ERRADA: Por gerar múltiplos resultados, a TIR é considerada superior ao valor presente líquido, pois permite ao analista escolher a taxa a ser apresentada ao investidor.

TIR é o valor que ZERA o VPL, assim não é considerada superior a ele.

QUESTÃO ERRADA: A taxa interna de retorno é utilizada no cálculo do valor presente líquido para determinar se o projeto deve ser aceito.

A TIR não é usada no cálculo do VPL, mas sim a TMA. A TIR é o valor que faz o VPL ser igual a 0. A partir do VPL é que se calcula a TIR, e não o contrário. Lembrando que o cálculo do VPL é feito usando a TMA da Empresa.

Advertisement

A TMA (taxa mínima de Atratividade) é que é usada para calcular o VPL. Com o VPL se encontra a TIR.

Se TMA for menor que a TIR, o projeto é viável.

QUESTÃO ERRADA: Ao se comparar o valor presente líquido (VPL) com a taxa interna de retorno (TIR), constata-se que esta mede uma massa de lucros, enquanto aquele mede uma taxa de lucros.

Os conceitos estão invertidos, (…)(VPL) com a taxa interna de retorno (TIR), constata-se que aquele mede uma massa de lucros, enquanto este mede uma taxa de lucros.

QUESTÃO ERRADA: Na análise financeira de uma organização, o valor presente líquido é o valor de rentabilidade que a organização obterá ao investir em determinado projeto e receber os fluxos de caixa estimados; a taxa interna de retorno é a taxa relativa aos fluxos de caixa futuros associados ao investimento, já descontado o investimento inicial.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui