Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A depreciação de elementos do ativo imobilizado com vida útil econômica limitada: é feita para elementos patrimoniais tangíveis e pode dar-se devido a múltiplas causas.
A depreciação é feita para elementos patrimoniais tangíveis e tem múltiplas causas da redução do valor – o uso, a ação da natureza e obsolescência, de forma que se inicia a partir do momento em que o item do ativo se tornar disponível para uso.
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
§ 2o A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de:
a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;
QUESTÃO ERRADA: A depreciação de elementos do ativo imobilizado com vida útil econômica limitada: é influenciada pela existência ou pelo exercício de duração ilimitada.
Errado, é influenciada pelo uso, a ação da natureza e obsolescência.
QUESTÃO CERTA: Diversos métodos de depreciação, como, por exemplo, o método linear, podem ser utilizados para apropriar, de forma sistemática, o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil.
Os métodos mais utilizados são:
– Linear;
– Unidades Produzidas;
– Horas Trabalhadas;
– Soma dos Dígitos (Decrescente/Crescente).