Última Atualização 8 de janeiro de 2021
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Agrupamento pelas necessidades variadas dos clientes
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Comum em agências de publicidades e bancos
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Vantagens:
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Permite tirar proveito das condições de grupos definidos
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Inclusive mercadologicamente
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Reconhecimento e atendimento rápido aos diferentes tipos de clientes
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Desvantagens:
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Pode haver duplicação de instalações e de pessoal
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Pode haver dificuldade de coordenação
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Gerentes de determinados clientes podem exigir tratamento diferenciado
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QUESTÃO CERTA: É o tipo de departamentalização que é organizada na base da clientela, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes constituem a base para esse tipo de departamentalização: Departamentalização por clientela.
QUESTÃO CERTA: A departamentalização por clientela provoca dificuldades no processo decisório da empresa para enfrentar as incertezas provindas de fora.
QUESTÃO CERTA: A departamentalização por clientes possui a desvantagem de sacrificar ou de colocar em segundo plano a lucratividade ou a eficiência da organização.
> esse tipo de departamentalização tem como desvantagem:
> Duplicação de esforços (menor eficiência e produtividade)
> Complexidade da organização, pois cada departamento tem que se organizar de acordo com a necessidade de um tipo de cliente específico;
> Foco exclusivo no cliente, pode negligenciar outras áreas, como o lucro, gerando prejuízos;
QUESTÃO ERRADA: A departamentalização por clientes atende de forma mais apropriada a organização cujos objetivos principais sejam o lucro e a produtividade.
Desvantagens da departamentalização por clientes:
1- As demais atividades da organização (como produção, finanças etc.) podem tornar-se secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva pelo cliente.
2- Os demais objetivos da organização (como lucratividade, produtividade, eficiência etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª Edição.
QUESTÃO ERRADA: A departamentalização por cliente é especialmente indicada quando a organização atende a diferentes tipos de clientes.
De acordo com Chiavenato, quando diferentes clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, diferentes características de produtos e, às vezes, diferentes serviços organizacionais, a estrutura centrada no cliente é a mais indicada.
QUESTÃO CERTA: A principal vantagem da departamentalização por cliente é o fato de direcionar a organização para as necessidades do cliente e não para produtos ou funções empresariais.
✿ DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE – A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes – como idade, sexo, nível socioeconômico, tipo de consumidor, etc. – são a base para esse tipo de departamentalização.
A departamentalização por clientes reflete o interesse pelo consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização. É um critério importante quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com diferentes características e necessidades. A departamentalização por clientes divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir um diferente cliente; quando esses clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, características de produtos e, às vezes, serviços organizacionais, a estrutura centrada nele é a mais indicada.
Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa/grupo/ empresa para quem o trabalho é executado. Divide as unidades organizacionais para que cada uma possa servir a um grupo de clientes, sendo indicada quando as características dos clientes – idade, sexo, nível socioeconômico – são determinantes para o sucesso do negócio e requerem diferentes abordagens para as vendas, os produtos, os serviços adicionais.
✎ Vantagens
✔ Quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização, ou seja, quando o cliente é o mais importante, e os produtos e serviços devem ser adaptados às suas necessidades.
✔ Dispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer as necessidades e os requisitos dos clientes;
✔ Permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as distintas necessidades e exigências dos canais mercadológicos.
✎ Desvantagens
✔ As demais atividades da organização – produção, finanças – podem se tornar secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva com o cliente;
✔ Os demais objetivos da organização – lucratividade, produtividade – podem ser deixados de lado ou sacrificados.