Departamentalização por clientes

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

  • Agrupamento pelas necessidades variadas dos clientes

    • Comum em agências de publicidades e bancos

  • Vantagens:

    • Permite tirar proveito das condições de grupos definidos

      • Inclusive mercadologicamente

    • Reconhecimento e atendimento rápido aos diferentes tipos de clientes

  • Desvantagens:

    • Pode haver duplicação de instalações e de pessoal

    • Pode haver dificuldade de coordenação

      • Gerentes de determinados clientes podem exigir tratamento diferenciado

QUESTÃO CERTA: É o tipo de departamentalização que é organizada na base da clientela, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes constituem a base para esse tipo de departamentalização: Departamentalização por clientela.

QUESTÃO CERTA: A departamentalização por clientela provoca dificuldades no processo decisório da empresa para enfrentar as incertezas provindas de fora.

QUESTÃO CERTA: A departamentalização por clientes possui a desvantagem de sacrificar ou de colocar em segundo plano a lucratividade ou a eficiência da organização.

> esse tipo de departamentalização tem como desvantagem:

> Duplicação de esforços (menor eficiência e produtividade)

> Complexidade da organização, pois cada departamento tem que se organizar de acordo com a necessidade de um tipo de cliente específico;

> Foco exclusivo no cliente, pode negligenciar outras áreas, como o lucro, gerando prejuízos;

QUESTÃO ERRADA: A departamentalização por clientes atende de forma mais apropriada a organização cujos objetivos principais sejam o lucro e a produtividade.

Desvantagens da departamentalização por clientes:

1- As demais atividades da organização (como produção, finanças etc.) podem tornar-se secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva pelo cliente.

2- Os demais objetivos da organização (como lucratividade, produtividade, eficiência etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª Edição.

QUESTÃO ERRADA: A departamentalização por cliente é especialmente indicada quando a organização atende a diferentes tipos de clientes.

De acordo com Chiavenato, quando diferentes clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, diferentes características de produtos e, às vezes, diferentes serviços organizacionais, a estrutura centrada no cliente é a mais indicada.

QUESTÃO CERTA: A principal vantagem da departamentalização por cliente é o fato de direcionar a organização para as necessidades do cliente e não para produtos ou funções empresariais.

✿ DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE – A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes – como idade, sexo, nível socioeconômico, tipo de consumidor, etc. – são a base para esse tipo de departamentalização.

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A departamentalização por clientes reflete o interesse pelo consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização. É um critério importante quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com diferentes características e necessidades. A departamentalização por clientes divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir um diferente cliente; quando esses clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, características de produtos e, às vezes, serviços organizacionais, a estrutura centrada nele é a mais indicada.

Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa/grupo/ empresa para quem o trabalho é executado. Divide as unidades organizacionais para que cada uma possa servir a um grupo de clientes, sendo indicada quando as características dos clientes – idade, sexo, nível socioeconômico – são determinantes para o sucesso do negócio e requerem diferentes abordagens para as vendas, os produtos, os serviços adicionais.

✎ Vantagens

✔ Quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização, ou seja, quando o cliente é o mais importante, e os produtos e serviços devem ser adaptados às suas necessidades.

✔ Dispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer as necessidades e os requisitos dos clientes;

✔ Permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as distintas necessidades e exigências dos canais mercadológicos.

✎ Desvantagens

✔ As demais atividades da organização – produção, finanças – podem se tornar secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva com o cliente;  

✔ Os demais objetivos da organização – lucratividade, produtividade – podem ser deixados de lado ou sacrificados.