Última Atualização 8 de janeiro de 2021
A departamentalização divisional é mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes Dentro de abordagem divisional existem variantes que se baseia em: ○ Produtos ou serviços; ○ Localização Geográfica; ○ Clientes; ○ Fases dos Processos.
QUESTÃO CERTA: Entre os tipos de estrutura organizacional apontadas correntemente pela literatura, destaca-se a denominada divisional, a qual: é caracterizada pela criação de unidades denominadas centros de resultados, que operam com relativa autonomia, inclusive apurando lucros ou prejuízos para cada uma delas.
QUESTÃO ERRADA: Se determinada empresa é organizada de modo que os gestores de cada unidade organizacional funcionam como presidentes de empresas isoladas e são cobrados pelos resultados definidos por sua matriz, então a empresa adotou a organização por projeto.
Estrutura divisional. Essa estrutura pode ser departamentalizada por: projetos, clientes, produtos, etc.
Estrutura Divisional: é a estrutura organizacional em que as tarefas e recursos são agregados de acordo com seus produtos, clientes ou mercado, sendo mantidas centralizadas as atividades de planejamento, coordenação e controle.
1. Permite uma melhor distribuição dos riscos pela relativa descentralização que proporciona.
2. Gera velocidade de resposta aos desafios externos.
3. Facilita a avaliação do desempenho de cada unidade.
4. Possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas.
5. Pode gerar maior preocupação com os resultados da divisão do que da empresa como um todo.
6. Cria uma redundância de recursos, pois cada divisão cria suas estruturas.
7. Pode gerar uma disputa entre as divisões por recursos da empresa.
8. Gera um menor desenvolvimento técnico, pois os departamentos funcionais são menores.
Centro de Resultado pode ser definido como um subconjunto ou parte de uma empresa que pode ter suas receitas e despesas analisadas separadamente.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa do ramo de logística optou, em função das características de seu negócio e do mercado em que atua, pela criação de diversas unidades situadas em diferentes localidades, todas operando autonomamente, caracterizadas como centros de resultado, inclusive com as respectivas apurações de lucro ou prejuízo. A estrutura adotada pela referida empresa é de natureza: divisional.
QUESTÃO CERTA: No contexto da evolução histórica da teoria das organizações merece destaque a contribuição de Alfred Sloan, consistente na estrutura divisional, cuja característica principal é a: existência de unidades que operam com relativa autonomia, inclusive para apuração de lucro ou prejuízo, denominadas centros de resultado.
QUESTÃO CERTA: Entre os diferentes tipos de estrutura organizacional, aquela inspirada em Alfred Sloan e cujo exemplo mais emblemático é a aplicação, nos anos 1950, na General Motors, corresponde à estrutura: Divisional, caracterizada pela criação de órgãos que operam com relativa autonomia, denominados centro de resultados.
QUESTÃO CERTA: Um órgão público necessita atender seus clientes de maneira que os departamentos possam prestar informações e de responsabilizar pela execução integral dos serviços prestados, mediados por um sistema de gestão eficaz. Nessa situação, a modalidade de desenho departamental que atende a essa necessidade é: divisional.
QUESTÃO ERRADA: As vantagens da departamentalização na abordagem divisional incluem o uso eficiente de recursos, a forte especialização de atividades e a boa solução de problemas técnicos.
As vantagens da departamentalização na abordagem FUNCIONAL incluem o uso eficiente de recursos, a forte especialização de atividades e a boa solução de problemas técnicos.
QUESTÃO CERTA: Entre os diversos tipos de estrutura organizacional apontados pela literatura, pode-se citar a denominada estrutura divisional, que, entre outros aspectos, apura lucros ou prejuízos para cada centro de resultado.
QUESTÃO CERTA: No que tange aos modelos de estruturas organizacionais, aquele descrito pela literatura como divisional apresenta, como uma de suas principais características e traço diferenciador em relação ao modelo funcional: existência de unidades que atuam com relativa autonomia, denominadas centros de resultados, onde são apurados os lucros ou prejuízos respectivos.
QUESTÃO CERTA: A literatura sobre as Teorias da Administração destaca, ao abordar a evolução histórica do pensamento científico sobre as organizações, o conceito de centros de resultados, no qual lucro ou prejuízo são apurados para cada unidade, que pode ser organizada por produto, por área geográfica ou clientela. Tais conceitos descrevem a Estrutura Divisional, descrita por Alfred P. Sloan.
QUESTÃO CERTA: Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum.
O que a CESPE chama a estrutura divisional de departamentalização divisional ou, até mesmo, de estrutura de unidades estratégicas de negócios. Não é a primeira vez, tão pouco será a última.
Cada divisão é autônoma e autossuficiente para produzir determinado produto ou serviço comum a cada divisão.
QUESTÃO CERTA: Qual é a abordagem de departamentalização que pode ter variações estruturais baseadas em produtos/serviços, localização geográfica, clientela ou processos? Divisional.
Sim. É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.
QUESTÃO CERTA: Uma vantagem da estrutura divisional é a ênfase no produto geral e nas metas da divisão, favorecendo a coordenação entre os departamentos.
Nessa estrutura (DIVISIONAL) a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ ou mercados importantes para ela. A lógica desse tipo de estrutura é uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.
É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais. VANTAGENS – A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço. – Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.
QUESTÃO CERTA: Quanto ao tipo de estrutura organizacional denominada de estrutura divisional, assinale a alternativa correta: Agrega as tarefas em unidades semiautônomas, com forte descentralização. Seu mecanismo principal de coordenação é a padronização de resultados.
QUESTÃO CERTA: Uma vantagem da estrutura divisional é a ênfase no produto geral e nas metas da divisão, favorecendo a coordenação entre os departamentos.
Estrutura Divisional
Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.
Dessa forma, cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes.
Vantagens:
• Permite uma melhor distribuição dos riscos, pela relativa descentralização que proporciona
• Gera um aumento na velocidade de resposta aos desafios externos
• Facilita a avaliação do desempenho de cada unidade
• Possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas
Desvantagens:
• Pode gerar uma maior preocupação com os resultados da divisão do que da empresa como um todo
• Cria uma redundância de recursos, pois cada divisão cria suas estruturas
• Pode gerar uma disputa entre as divisões por recursos da empresa
• Gera um menor desenvolvimento técnico, pois os departamentos funcionais das divisões são menores
QUESTÃO ERRADA: Na abordagem divisional, pessoas ou órgãos são agrupados em departamentos de acordo com as atividades de trabalho em comum ou conforme suas habilidades e competências similares.
ERRADO.
Na abordagem FUNCIONAL, pessoas ou órgãos são agrupados em departamentos de acordo com as atividades de trabalho em comum ou conforme suas habilidades e competências similares.
Estrutura Divisional: – tarefas e recursos são alocados em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados – para empresas com produtos e serviços diversificados e presença em vários mercados, setores e/ou países diferentes – descentralização de autonomia operacional