Última Atualização 2 de março de 2023
CEBRASPE (2012):
QUESTÃO CERTA: O fato de o investidor ser organização de capital de risco (como fundos de private equity e de venture capital), fundo mútuo, truste ou entidade similar não constitui argumento suficiente para excluir da consolidação uma controlada.
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 19.36 – DEMONSTRAÇÕES CONSOLIDADAS
16. Uma controlada não deve ser excluída da consolidação simplesmente porque o investidor é uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: A empresa controlada que se encontrar em circunstância de perda de continuidade e tiver seu patrimônio avaliado em valores de liquidação poderá ser excluída da consolidação das demonstrações contábeis.
Devem ser excluídas das demonstrações contábeis consolidadas as entidades controladas que se encontrem nas seguintes condições:
a) com efetivas e claras evidências de perda de continuidade e cujo patrimônio seja avaliado, ou não, a valores de liquidação; ou
b) cuja venda por parte da controladora, em futuro próximo, tenha efetiva e clara evidência de realização devidamente formalizada.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: Os saldos de quaisquer contas existentes entre as sociedades objeto de consolidação devem ser excluídos.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: As participações de uma sociedade em outra devem ser excluídas no processo de consolidação de suas demonstrações contábeis.
Certo!
Conforme a lei 6404/76
Art. 250. Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas:
I – As participações de uma sociedade em outra;
II – Os saldos de quaisquer contas entre as sociedades;
III – as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO CERTA: Serão excluídas das demonstrações consolidadas as parcelas dos resultados do exercício e dos lucros ou prejuízos acumulados que corresponderem a resultados de negócios entre as sociedades ainda não realizados.