Demanda negativa

45
748

QUESTÃO CERTA: Na administração mercadológica, é fundamental que o analista consiga identificar características da demanda. Uma situação na qual os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar para evitá-lo é denominada demanda: negativa.

Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).

 

Demanda inexistente: consumidores-alvo podem desconhecer ou não estar interessados em um produto (ex. universitários sem interesse pela assinatura de revistas especializadas, ou de cursos de novas línguas).

 

Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos).

 

Demanda em declínio: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior.

Advertisement

 

Demanda irregular: Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. (ex. bancos cheios no horário do almoço, produtos que vendem muito em determinadas estações e quase nada em outras, Museus, Cinemas, Shoppings etc.)

 

Demanda excessivaComo o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. (ex. Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, baladas muito procuradas, etc.)

45 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui