Definição de Liderança: O Que É Liderança?

0
265

Última Atualização 31 de dezembro de 2021

QUESTÃO CERTA: Liderança é a capacidade de influência interpessoal exercida por meio da comunicação, visando a um objetivo específico.

QUESTÃO CERTA: Todas as organizações precisam de líderes, em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de atuação. Dessa forma, pode-se definir liderança como: um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações.

Para Daft, a liderança pode ser definida como “a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais. ”

Já Chiavenato define liderança como um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

QUESTÃO CERTA: Liderança é o processo de influenciar e apoiar outras pessoas para que elas trabalhem entusiasticamente para a obtenção de determinados objetivos.

QUESTÃO CERTA: Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direção ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e também para tarefas.

QUESTÃO CERTA: A atuação do líder deve buscar o comprometimento dos membros da equipe, a interdependência por meio do interesse comum e a preservação dos valores de confiança e respeito.

Advertisement

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: No BCB, um líder deve administrar demandas variadas e concorrentes, além de gerenciar pessoas e tarefas sob sua responsabilidade.

BCB = Banco Central do Brasil.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: No âmbito do BCB, a responsabilidade técnica, que é uma competência de liderança esperada, permite a identificação e a implementação das oportunidades de mudança e melhoria de processos e produtos do SFN.

BCB = Banco Central do Brasil.

A liderança não cuida de assuntos técnicos. Quem cuida de assuntos técnicos são os operários que é a mão de obra qualificada que tem competência para realização das tarefas. Os líderes apenas dirigem e motivam os esforços de uma equipe para realização de objetivos.