Definição de blockchain

0
315

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

Blockchain é um tipo de Base de Dados Distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. A base de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos.

Do ponto de vista técnico, blockchain nada mais é do que uma rede capaz de executar processamento e realizar armazenamento de forma distribuída. Trata-se da materialização do slogan da finada empresa SUN Microsystems “the network is the computer”. Entretanto, além de armazenamento e processamento distribuído, blockchain vai além, permitindo também consenso compartilhado.

Todo registro de informação ou resultado de execução precisa passar pelo crivo da rede para ser validado. Isso é o que torna essa tecnologia tão preciosa, pois garante que todos os nós da rede concordem e tenham exatamente a mesma informação, evitando situações de fraude comuns em sistemas que dependam da validação de um terceiro.

Blockchain é um protocolo de confiança e validação de transações que funciona com bases de registros e dados distribuídos em rede, a fim de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado sistema. Na prática, funciona como uma espécie de livro de contabilidade que registra todas as transações entre os usuários e que fica arquivado de forma distribuída em todos os nós de sua respectiva rede.

Advertisement

A grande vantagem do modelo é o uso da descentralização como medida de segurança. Isso quer dizer que, para que uma fraude seja bem-sucedida, não basta o criminoso acessar um banco de dados e fazer uma alteração no registro. Ele tem que invadir e alterar, praticamente ao mesmo tempo, mais da metade dos nós da rede em questão. Isso garante um alto grau de segurança ao sistema, uma confiança que cresce quanto mais a rede for distribuída.