DDL DML, DLC

0
727

QUESTÃO CERTA: Em banco de dados relacional, existem vários subconjuntos de linguagem. Uma dessas linguagens é chamada de linguagem de controle de dados, que é tecnicamente conhecida por: DCL.

DML – Data Model Language

DDL –  Data Definition Language

DCL – Data Control Language

QUESTÃO ERRADA: SELECT é uma instrução de controle de banco de dados que permite recuperar o conteúdo de uma ou mais tabelas.

SELECT é uma instrução de controle (manipulação) de banco de dados que permite recuperar o conteúdo de uma ou mais tabelas. É uma DML, e não DCL

DQL – linguagem de consulta de dados

                SELECT

DDL – linguagem de definição dos dados

                CREATE, ALTER, DROP, CONSTRAINT, FOREIGN KEY, RENAME

DTL – linguagem de transação de dados

                BEGIN TRAN / COMMIT / ROLLBACK

DCL – linguagem de controle de dados

                GRANT / REVOKE / DENY

DML – linguagem de manipulação de dados

                INSERT, UPDATE, DELETE, SELECT, DISTINCT, HAVING

QUESTÃO CERTA: Sobre a Linguagem SQL (DDL e DML), assinale a alternativa correta segundo o padrão SQL ANSI 92.

A) Insert, Delete e Update são operações DDL.

B) Inner join, left outer join, right outer join, full outer join e cross join são cláusulas de junções suportadas pelo padrão.

C) Modify Table e Truncate Table são operações DDL.

D) ADD, EXISTS, BETWEEN, LIKE, IS e IN são operadores relacionais válidos segundo o padrão.

E) CASE, NVL, TRIM e UPPER são operações DDL.

Podemos resolver essa questão mesmo sem ter um vasto conhecimento a respeito de DDL ou DML. Veja que a letra B determina justamente os tipos de join que apresentamos: INNER, LEFT, RIGHT, FULL e CROSS. Left, right e full também podem ser chamados de LEFT OUTER JOIN, RIGHT OUTER JOIN ou FULL OUTER JOIN, já que trazem os valores mais “externos” dos círculos no diagrama de Venn.

Assim, nossa resposta é a letra B. Somente para complementar o conhecimento a respeito dos comandos DML e DDL, guarde o seguinte:

DDL – comandos de definição de objetos, ou seja, criam, removem ou modificam objetos do banco de dados. Exemplos incluem CREATE TABLE, DROP TABLE, ALTER TABLE, TRUNCATE TABLE.

DML – comandos de modificação de dados, incluem funcionalidades para a criação, remoção ou alteração de registros nas tabelas. Por exemplo, INSERT, UPDATE, DELETE.