Critérios para valores a serem transferidos

0
843

Última Atualização 14 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação de determinados critérios legais (segundo análise técnica de programas e projetos), dentre os quais: desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior e ressarcimento do atendimento a serviços prestados para outras esferas de governo e para entidades privadas.

QUESTÃO CERTA: Para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação de determinados critérios legais (segundo análise técnica de programas e projetos), dentre os quais: perfil demográfico da região e desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior.

QUESTÃO CERTA: Em relação à gestão financeira do SUS, a lei 8080/90 dispõe que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. Para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, a referida Lei estabelece que será utilizada uma combinação de critérios, segundo análise técnica de programas e projetos. Avalie se tais critérios incluem, dentre outros:

I- perfil demográfico da região;

II- perfil epidemiológico da população a ser coberta;

Advertisement

III- características quantitativas e qualitativas da rede de saúde na área;

IV-desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior.

Estão corretos: I, II, III e IV.

Lei 8080>

Art. 35. Para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação dos seguintes critérios, segundo análise técnica de programas e projetos:

I – perfil demográfico da região;

II – perfil epidemiológico da população a ser coberta;

III – características quantitativas e qualitativas da rede de saúde na área;

IV – desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior;

V – níveis de participação do setor saúde nos orçamentos estaduais e municipais;

VI – previsão do plano qüinqüenal de investimentos da rede;

VII – ressarcimento do atendimento a serviços prestados para outras esferas de governo.