Critérios para Escolha de Indicadores

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Última Atualização 12 de janeiro de 2021

Para falarmos dos critérios para escolha de indicadores, recomendo a leitura do seguinte trecho:

“Sutter (2002) propõe quatro critérios para escolha de indicadores de desempenho.

O primeiro refere-se à pertinência, ou seja, um indicador deve ser fiel, deve estampar uma imagem fiel de um fenômeno estudado, com o mínimo de distorção; deve ser justo ou estável, o que significa dar uma informação exata e renovável, e também deve ser preciso ou sensível, indicando que as variações significativas do fenômeno precisam ser refletidas pelas variações coerentes do indicador.

O segundo refere-se ao caráter operacionalno qual um indicador deve ser fácil de estabelecer, fácil de utilizar, vendável ou aceitável, ou seja, não deve ser contrário à cultura dos destinatários; deve, também, ser comunicante, o que significa permitir o diálogo entre diferentes populações.

Como terceiro critério cita o caráter consolidável (agregável) que se refere ao fato de que um indicador deve ser confiável, consolidável, agregável ou acumulável, ou seja, sua consolidação facilita as análises e as sínteses anteriores e permite deixar em evidência as tendências, enquanto durem.

O último aspecto diz respeito ao caráter econômico, que significa que um indicador deve ser calculável monetariamente ou ser útil à prevenção.

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Os critérios apresentados por Sutter (2002) estão em consonância com as características a serem observadas nos instrumentos de mensuração e os critérios a serem adotados em sua escolha, propostos por Geisler (2000). A estes critérios devem ser agregadas características específicas de serviços de informação, algumas, inclusive próprias da organização a que esses serviços estão vinculados, as quais permitirão definir um conjunto apropriado de indicadores, adequados à mensuração e à avaliação que se deseja realizar.”

Uma questão da examinadora Fundação Carlos Chagas:

QUESTÃO CERTA: Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos critérios para escolha de indicadores de desempenho: caráter operacional: o indicador deve ser fácil de estabelecer, fácil de utilizar, vendável ou aceitável.