Controle de procedimentos Administração Pública

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QUESTÃO CERTA: Sobre as formas de controle, é correto afirmar que o controle de procedimentos é característica do modelo burocrático, o que pode resultar em morosidade.

QUESTÃO CERTA: NÃO se inseriu entre os objetivos do Programa Nacional de Desburocratização, implementado no início dos anos 1980, substituir a fiscalização dirigida pelo controle prévio, a fim de evitar fraudes e desvios.

Burocracia: controle a priori -> ênfase nos meios
Gerencialismo: controle a posteriori -> ênfase nos fins

QUESTÃO CERTA: Um gestor público que adota práticas de gestão autorreferidas, com foco na gestão de processos e com racionalidade absoluta, emprega princípios típicos da administração pública: burocrática.

QUESTÃO CERTA: Sobre a forma de administração pública burocrática, é correto afirmar: Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

CEBRASPE (2003):

QUESTÃO ERRADA: O excesso de controle formal reflete a cultura da ênfase na probidade administrativa, mesmo em detrimento de resultados.

A ênfase é no processo, nas normas.

Segundo Gomes e Salas (2001, p. 58), os controles burocráticos estão baseados em normas e regulamentos bastante rígidos. Estes sistemas de controle adotam a estrutura funcional com grande número de cargos de chefia, distribuídos hierarquicamente, mas com pouco grau de autonomia. Por essa razão, não é de estranhar a ênfase atribuída aos mecanismos formais e à sofisticação dos sistemas de controle financeiro

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, totalmente baseados em medidas contábeis e poucos instrumentos gerenciais.

Para Silva (2002), “o controle burocrático é exercido através de regras, procedimentos, divisão formal do trabalho, hierarquia e estrutura formal da organização.

Para Comes e Salas (2001), o controle burocrático é utilizado em atividades rotineiras que permitem uma elevada formalização e em que prevalece a especificação dos procedimentos a realizar. O risco desse controle é que pode prevalecer a eficiência (otimização de recursos) da tarefa em detrimento do resultado global (objetivos), se houver demasiado foco na tarefa especifica.

Fonte: Administração Geral e Pública. Giovanna Carranza (2018) – p.256-257

Cultura tipo “Torre Eiffel”: é representada pela burocracia e relações impessoais, com lógica de subordinação predominante.

Fonte: blog.revelo.com.br/12-tipos-de-cultura-organizacional.

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