Última Atualização 25 de janeiro de 2021
O complemento verbal complementa um verbo transitivo. Pode ocorrer na presença de um objeto direito ou indireto (como no caso do segundo exemplo em que aparece a preposição com).
Eles esperavam o ônibus. Esse “o ônibus” é o objeto direito do verbo esperar e também o seu complemento verbal.
Esperavam o quê? O ônibus.
Ele vendia doces. Esse “doces” é o objeto direito do verbo vender e também o seu complemento verbal.
Vendia o quê? Doces.
Ele dialogava com todos. Esse “com todos” é o objeto indireto do verbo esperar e também o seu complemento verbal.
Dialogava com quem? Todos.
QUESTÃO CERTA: No trecho “Diante da recusa dele em ir ao pronto atendimento, da demora de retorno do médico que o assistiu na cirurgia […]”, o item em destaque é um complemento verbal denominado objeto direto.
Assistiu quem? Ele. O pronome o faz o papel de ele. Não dizemos “da demora de retorno do médico que assistiu ele na cirurgia”. Estaria incorreto, apesar de muita gente falar assim no dia-a-dia como no caso de vi ela, em vez de a vi. Dessa forma, a partícula o está complementando o verbo assistir e, assim sendo, é um complemento verbal.
O verbo assistir necessita de um objeto para que a frase não fique sem sentido.
Exemplo: Pedro assistiu…….ajudou quem? Precisamos complementa-la.
Pedro o assistiu, Pedro assistiu Rodolfo. Não importa quem, o verbo pede por um complemento verbal que, nesse caso, quando empregado com o sentido de ajudar, pede um objeto direito (sem preposição). Dessa forma, o classificamos como um verbo transitivo direto – por não precisar de preposição.
Contudo, o verbo assistir pode ser empregado com um sentido completamente diferente, que é o de assistir a algo – como uma televisão ou um filme, uma peça de teatro etc. A preposição a o faz atuar como verbo transitivo indireto. Nesse sentido, o objeto será um objeto indireto. Não deixará de ser um complemento verbal, apesar será indireto em vez de direito.
Exemplo: Pedro assistiu à novela.
Assistiu ao que? Assistiu a a novela.
QUESTÃO CERTA: No trecho “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia”, há uma inadequação, pois o verbo assistir, nesse caso, exige a preposição “a”.