Classes do Ativo Não Circulante

0
294

Última Atualização 17 de novembro de 2024

Lei 6.404

Art. 178  § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

I – ativo circulante; e

II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: De acordo com o disposto no Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, o ativo não circulante, na composição do balanço patrimonial, deve ser subdividido em: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

CPC 26

Este Pronunciamento utiliza a expressão “não circulante” para incluir ativos tangíveis, intangíveis e ativos financeiros de natureza de longo prazo. Não se proíbe o uso de descrições alternativas desde que seu sentido seja claro.

O ativo não circulante deve ser subdividido em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: No balanço patrimonial, o ativo deve ser dividido em circulante e não circulante, e este apresenta os grupos realizável a longo prazo, investimentos e intangível.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: São classificadas como ativos não circulantes as seguintes classes de contas: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

CEBRAPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Integram o ativo não circulante os grupos: realizável a longo prazo, permanente e diferido.

ITEM ERRADO

LEI 6404/76

Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

II – Ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Uma das características do mundo globalizado é a adoção de normas internacionais em diversos setores da sociedade. Na área da contabilidade, por exemplo, houve, nos últimos anos, alterações significativas introduzidas pela Lei das Sociedades por Ações. No que se refere à classificação dos componentes patrimoniais, assinale a opção correta com base nas normas legais atualmente aplicáveis: Todos os ativos que não devam ser contabilizados no “ativo circulante” devem sê-lo no “ativo não circulante”.

Advertisement

Lei Nº 6.404/ 76:

Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

§1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

I – ativo circulante;

II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: O Balanço Patrimonial evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público. Para sua elaboração, à luz da estrutura disposta no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e na NBC TSP 11, deve-se considerar que: ativos e passivos devem ser apresentados com base na liquidez apenas quando proporcionarem informação mais relevante.

NBC TSP 11 prevê a adoção das seguintes formas de apresentação dos ativos e passivos: a. Segregação em ativos circulantes e não circulantes e passivos circulantes e não circulantes, sendo este o modelo que deve ser adotado preferencialmente;

Apresentação baseada na liquidez, aplicável apenas quando proporcionar informação que seja mais relevante. Tal situação pode ocorrer, por exemplo, em instituições financeiras, pelo fato de que tais instituições não fornecem bens ou serviços dentro de ciclo operacional claramente identificável.