Cinco Forças de Porter – quais são? (com exemplos)

0
4712

Última Atualização 10 de maio de 2022

As Cinco Forças de Porter são muito cobradas em provas de Administração. Inclusive, já me deparei com provas discursivas que pedem para que elas seja citadas, descritas e exemplificadas. Assim, cabe a você memorizar essas informações que, como veremos, não são complicadas.

De acordo com Porter (1991), a análise das cinco forças de mercado, fornecedores, compradores, entrantes potenciais, produtos substitutos e rivalidades entre as empresas são essenciais para a determinação das estratégias que uma organização deve perseguir

Assim, percebemos que essas forças tem a ver com a estratégia da organização. Ao falarem das cinco forças de Porter tenha sempre em mente a busca por vantagem competitiva. 

Abaixo, trago uma Figura (fonte desconhecida) que simplifica bem o nosso estudo sobre as Cinco Forças de Porter.

Então, vamos lembrar. As cinco forças de Porter são: novos entrantes, fornecedores, compradores, substitutos e rivalidade entre concorrentes. A ordem dos fatores não altera o produto. Logo, se você quiser memorizá-las em outra sequência, tudo bem. Cabe pontuar que a nomenclatura pode mudar um pouquinho como  a palavra cliente no lugar de comprador ou novo entrante / potencial entrante.

Uma questão de 2017 da FGV:

QUESTÃO CORRETA: Com referência à essência de se relacionar uma empresa ao seu meio ambiente, analise as afirmativas a seguir.

I. O grau da concorrência em uma indústria depende das cinco forças competitivas básicas que devem ser analisadas.

II. A indústria estabelecida busca se beneficiar com barreiras a novos entrantes. Patentes são um exemplo eficaz.

III. A presença de grupos fortes de compradores permite que a indústria atue proativamente na criação de mais barreiras à entrada.

Está correto o que se afirma em:  I e II, apenas. 

O item III diz respeito ao poder de negociação dos clientes / compradores, que é uma das 5 forças de Porter. Não existe relação direta com  com barreiras a novos entrantes.

Uma questão curta e grossa da CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: A diferenciação de produtos constitui uma barreira de entrada para novos produtos no mercado.

Tem a ver com rivalidade entre concorrentes (como aduzimos do esquema em amarelo acima).

Uma questão da Quadrix (2019):

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o modelo de Porter de análise competitiva, o poder de barganha dos clientes da organização independe do seu nível de informação sobre os produtos.

Negativo. Quanto mais o cliente sabe sobre determinador produto, mais afiado será o seu poder de negociação e persuasão.

Uma questão da CESGRANRIO (2010):

QUESTÃO CERTA: O modelo das cinco forças de Michael Porter é uma ferramenta bastante utilizada para análise da indústria de uma organização. As cinco forças de Porter são: Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.

A nomenclatura varia um pouquinho, como dito anteriormente.

Uma questão da CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: A liberação para comercializar produtos importados no mercado nacional rompe a barreira à entrada de concorrentes, identificada como uma das forças do modelo de Porter.

Sim, estamos tratando dos novos entrantes. Essa questão de legislação /regulamentação para empresas atuantes cai muito em provas, quanto às forças de Porter. Fique atento (a)!

Outra questão da CEBRASPE (2018)

QUESTÃO CERTA: Atualmente, fornecedores importantes estão começando a ser convidados a participar do planejamento de vendas e de operações das empresas.

Essa questão é bem interessante. Esse fenômeno ocorre bastante no setor automotivo. A montadora chama os fornecedores de peças para que tudo fique bem amarrado, à ótica da cadeia produtiva. De qualquer forma, podemos pensar em “Poder do Fornecedor”

Advertisement
.

Uma questão da CEBRASPE (2015):

QUESTÃO ERRADA: A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas. Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente. A existência de muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado, o crescimento lento do setor de ensino superior e a pouca diferenciação nos serviços ofertados são fatores que impedem a entrada de novos concorrentes.

Pelo contrário. Vimos mais acima uma questão relacionada à diferenciação por meio da qual ficou claro que “a diferenciação de produtos constitui uma barreira de entrada para novos produtos no mercado” – por conta da rivalidade entre concorrentes. Pouca ou nenhuma diferenciação é que favorecerá a entrada de novos concorrentes (não será uma barreira).

Uma questão de 2008 da CEBRASPE:

QUESTÃO ERRADA: O entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia para negócios. Uma das forças que atuam nos mercados competitivos é a ameaça de produtos e serviços complementares.

Na verdade são produtos e serviços substitutos.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como: a criação de uma barreira de entrada a novos concorrentes.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: No final da década de 1970 foi promulgado, nos Estados Unidos, o Airline Deregulation Act, que retirou os controles federais sobre o setor aéreo americano e criou condições de livre mercado para o setor, o que conduziu a um aumento na oferta de voos e à redução das tarifas. Tendo como referência o modelo de análise estratégica das 5 forças, proposto por Michael Porter, para as empresas aéreas americanas, que já operavam no país, a desregulamentação do mercado significou: uma redução das barreiras de entrada no setor.

A alternativa descreve corretamente o efeito produzido pela redução das regulamentações legais, ou seja, facilita-se o acesso ao mercado posto que se diminuem as barreiras de entrada.

Fonte: Direção Concursos.