Centralização Descentralização e Decisão

0
372

Última Atualização 31 de dezembro de 2021

QUESTÃO CERTA: A localização da autoridade de decisão gerencial próxima dos níveis hierárquicos do topo é um princípio da centralização de estruturas organizacionais.

Quando as decisões estão próximas ao topo da organização é quando ocorre a CENTRALIZAÇÃO.
Na descentralização a tomada de decisões é distribuída aos vários níveis hierárquicos.

QUESTÃO CERTA: Sobre as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização organizacionais, é correto afirmar que numa instituição descentralizada: as decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores, mas pode ocorrer falta de informação e de coordenação entre os departamentos.

QUESTÃO CERTA: Nas organizações em que o nível de centralização é elevado, a tomada de decisões fica concentrada no topo, ou seja, no nível institucional, com pouca ou nenhuma delegação de decisões a outros níveis.

QUSTÃO ERRADA: Não há processo decisório quando as decisões de uma organização são tomadas em variados níveis hierárquicos.

Há processos decisórios em todos os níveis hierárquicos da organização. No topo da hierarquia, essas decisões costumam ser não-programadas. No chão de fábrica, costumam ser programadas e repetitivas.

QUESTÃO ERRADA: As organizações modernas têm se utilizado de princípios de coliderança em que as funções de liderar são divididas pelos vários membros da equipe ou da organização para dar maior celeridade e responsabilidade ao processo decisório.

Coliderança não gera celeridade na tomada de decisão, pelo contrário, a tomada de decisão fica mais lenta!

QUESTÃO CERTA: Aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A descentralização tende a gerar maiores atrasos nas decisões devido à necessidade de se consultar a matriz ou os supervisores mais distantes.

Negativo, é justamente o contrário do que explica a questão anterior.

QUESTÃO CERTA: Uma das vantagens apontadas pela estrutura do tipo linear ou vertical é a rapidez da decisão quando dependente apenas de um sentido da linha de subordinação.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA:  A descentralização em favor dos empregados é maior nas estruturas não rotineiras, onde muitas decisões são tomadas por eles.

Centralização – Uma pessoa/poucas pessoas tomam decisões

  • Ambiente ESTÁVEL/PREVISÍVEL/de RISCO/DIFICULDADE
  • Tarefas ROTINEIRAS
  • Padronização e Uniformidade nos procedimentos
  • Maior controle

Descentralização – Várias pessoas tomam decisões

  • Ambiente MUTÁVEL/COMPLEXO/INCERTO
  • Tarefas INOVADORAS/não Rotineiras
  • Necessidade de Flexibilidade e Rapidez