Burocracia Mecanizada e Burocracia Profissional

0
1583

Última Atualização 27 de agosto de 2021

Nessa nova dica, do Caderno de Prova, aprenderemos sobre a burocracia mecanizada e burocracia profissional, principalmente a diferença entre elas – você sabe quais são?

Primeiramente, cabe o seguinte esclarecimento: essas duas espécies de configurações organizacionais fazem parte de um grupo de 5 definido por Henry Mintzberg. Aqui, abordaremos as duas, de maneira mais limitada – sendo que falamos de todos os outros arquétipos em outra dica do Caderno de Prova – combinado?

Confiramos os ensinamentos de Rodrigo Renno (caso não seja essa fonte, por favor nos avisem para que possamos dar os devidos créditos):

BUROCRACIA MECANIZADA:

Essa configuração é muito comum em grandes indústrias que têm tecnologia de produção em massa. Existe uma grande “PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO”, que é repetitivo e especializado para possibilitar a utilização e o treinamento de uma massa de trabalhadores desqualificada. Essa configuração é baseada na burocracia weberiana, com sua formalidade, padronização e especialização do trabalho. Como existe grande padronização a tecnoestrutura é bastante importante nessa configuração.

BUROCRACIA PROFISSIONAL:

Esse tipo de burocracia baseia-se na “PADRONIZAÇÃO DE HABILIDADES, E NÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO”. Os casos mais lembrados são as universidades (em que os professores de diversas disciplinas formam o núcleo operacional) e os hospitais (mesma situação para médicos e enfermeiros). Dessa forma, as organizações, por sua peculiaridade, dão muito mais liberdade aos seus trabalhadores, pois esses são altamente especializados. Portanto, nessa configuração o núcleo operacional tem muita importância, assim como o staff de suporte (que serve ao núcleo operacional), mas não há necessidade de uma tecnoestrutura grande nem de uma linha intermediária importante, pois o executor tem maior autonomia para executar seu trabalho, e quem padroniza sua atividade são as associações profissionais (CREA por exemplo).

A CEBRASPE cobra esse assunto, mas, em nossa impressão, a Fundação Getúlio Vargas é a mais “apaixonada” por ele. 

Uma questão da Fundação Getúlio Vargas (2015):

QUESTÃO CERTA: Organizações burocráticas são aquelas nas quais o delineamento do que deve ser feito está previamente estabelecido por padrões. Segundo Mintzberg, o que faz com que as Burocracias Profissionais difiram frontalmente das Burocracias Mecanizadas está na forma como os padrões são estabelecidos. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. Nas burocracias profissionais os padrões são, em grande parte, originados fora de sua estrutura.

Advertisement

Sim, como ensina o professor Renno, o conselho de classe define essa padronização. 

Outra da FGV (2016):

QUESTÃO ERRADA: A burocracia profissional é a estrutura característica para trabalhadores que detém pouca autonomia.

Uma da FMP Concursos (2012):

QUESTÃO CERTA: A estandardização dos processos de trabalho é o principal mecanismo de coordenação da organização, que possui uma estrutura organizacional, segundo Mintzberg, chamada de: burocracia mecanicista.

Para quem ficou na dúvida sobre estandarização, essa palavra vem de standard (padrão). 

Uma questão da PR4-URFJ (2016):

QUESTÃO CERTA: Em “Criando Organizações Eficazes”, Henry Mintzberg apresenta as Estruturas em Cinco Configurações, segundo um design próprio. A organização que tem como principal mecanismo de coordenação e parte-chave da organização, respectivamente, a padronização de habilidades e o núcleo operacional é a: Burocracia Profissional.

Os termos “padronização de habilidades” e “núcleo operacional” foram suficientes para entregar a resposta da questão. 

Outra questão da FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: O Hospital, por sua conformação complexa e o concurso de múltiplas profissões de saúde e suas múltiplas especialidades, desafia seus gestores permanentemente em função do grau de autonomia assumido por esses profissionais. Nesse sentido, considerando os postulados de Mintzberg, assinale a opção que indica a configuração estrutural que melhor descreve essas organizações: Burocracia profissional.

Finalizando nosso estudo com outra da FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: No modelo das cinco configurações das estruturas organizacionais, Mintzberg relata que a única das configurações que distribui poder diretamente aos executantes das tarefas, conferindo-lhes autonomia e livrando-os da necessidade peremptória de coordenação vigorosa, é: a burocracia profissional.