BSC Medidas Financeiras e Não Financeiras

0
205

Última Atualização 18 de fevereiro de 2023

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: A utilização do BSC proporciona uma visão mais abrangente do desempenho da empresa, ao apresentar medidas financeiras e não financeiras que devem ser analisadas de forma combinada.

Esta ferramenta parte do princípio de que as medidas financeiras tradicionais não captam a totalidade do esforço organizacional em busca de objetivos futuros.

Para os autores desta ferramenta (Kaplan e Norton), questões financeiras e não financeiras podem servir como medidas de desempenho. Até mesmo os sistemas de mensuração organizacionais podem exercer forte influência sobre os gestores e os empregados.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Um órgão de controle federal, ao ter finalizado uma auditoria, recomendou que a organização pública auditada adotasse medidas para aprimorar seu controle financeiro, a fim de mensurar a percepção da qualidade do serviço prestado e elevar a eficiência de seus processos. A ferramenta gerencial adequada para atender às três recomendações apresentadas à organização auditada é: o balanced scorecard.

Advertisement

FGV (2023):

QUESTÃO CERTA: Uma Instituição de Ensino Superior (IES) formulou um mapa estratégico visando a organizar os objetivos estratégicos para os próximos dez anos, considerando as dimensões tradicionais do modelo Balanced Scorecard (BSC). Dentre os objetivos, estão contemplados em uma mesma dimensão o aumento da receita e o reinvestimento na IES, bem como a captação de recursos para pesquisas. Em relação ao mapa estratégico, é correto afirmar que os indicadores pertencem à dimensão: financeira.