BPMN Artefatos Raia e Lane

0
478

Última Atualização 1 de janeiro de 2022

QUESTÃO CERTA: BPMN proporciona artefatos com a capacidade de exibir informações adicionais sobre o processo, e que não estão diretamente relacionados com a sequência de fluxo ou com o fluxo de mensagem do processo. São eles: Data Object, Group e Annotation.

Objetos de Fluxos (Flow Objects): Os objetos de fluxos são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócio.

Objetos de Conexão (Connecting Objects): A conexão dos objetos de fluxos com outra informação é realizada por meio dos objetos de conexão.

Raia de piscina (Swimlanes): Usadas para agrupar os elementos de modelagem básica.

Artefatos (Artifacts): Os artefatos são usados para fornecer informações adicionais sobre o processo. Os fabricantes de software de modelagem estão livres para adicionar outros artefatos.

Fonte provável: Apostila de Modelagem e Gestão de Processos de da UNIASSELVI.

QUESTÃO CERTA: Uma lane, ou raia, sinaliza um conjunto de atividades desenvolvidas por um mesmo colaborador ou órgão.

“Questão certa. Cobra os conceitos relacionados ao BPMN. Uma lane (raia) é uma sub-partição dentro do pool (a pool representa um processo ou uma entidade). As lanes são usadas para organizar e categorizar a pool. Cada raia pode ser usada para representar os vários departamentos por onde um processo circula”.

Advertisement

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Por meio de raias no BPMN, é possível acompanhar o trabalho e o papel desempenhado por cada ator dentro do desenho de um processo de negócio.

EM BPMN, raias dividem um modelo em várias linhas paralelas. Cada uma dessas raias é definida como um papel desempenhado por um ator na realização do trabalho. O trabalho se move de atividade para atividade seguindo o caminho do fluxo de papel a papel.

Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese