Benefícios de gestão de riscos

0
845

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Com relação aos principais benefícios de uma adequada gestão de riscos, considere:

I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.

II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.

III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.

IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.

V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.

Está correto o que se afirma APENAS em: I, III e IV.

Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.

O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Determinados riscos não podem ser gerenciados de forma proativ a, o que sugere que a equipe do projeto deveria criar um plano de contingência. – Riscos desconhecidos não podem ser administrados ou gerenciados, devem ser tratados com o plano de contingência.

Advertisement

Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Para ter sucesso, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.

As organizações percebem o risco como o efeito da incerteza nos objetivos organizacionais e do projeto. As organizações e as partes interessadas estão dispostas a aceitar vários graus de riscos, o que é chamado de tolerância a riscos. Os riscos que ameaçam o projeto podem ser aceitos se estiverem dentro das tolerâncias e em equilíbrio com as recompensas que podem ser obtidas ao assumir os riscos.

A estrutura analítica dos riscos (EAR) é uma representação, organizada hierarquicamente, dos riscos identificados do projeto, ordenados por categoria e subcategoria de risco, que identifica as diversas áreas e causas de riscos potenciais. Tipos diferentes de projetos e de organizações requerem diferentes EARs.