Última Atualização 13 de janeiro de 2021
Um banco de dados é uma coleção integrada de dados organizada de tal forma a facilitar o armazenamento eficiente, assim como sua modificação e recuperação. Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de procedimentos e mecanismos para recuperação, armazenamento e manipulação de bancos de dados.
SGBD é o que, na prática, nos permite trabalhar com os BDs. Quando se contrata uma solução em banco de dados como o do Oracle ou o SQL Server da Microsoft, está se adquirindo um SGBD. Geralmente os bancos de dados criados em um SGBD não são compatíveis com outros, então talvez por esse motivo haja autores que dizem que as coleções de dados (os BDs) também estão englobadas pelo conceito de SGBD.
QUESTÃO CERTA: São exemplos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados: SQL Server, MySQL, MongoDB.
QUESTÃO CERTA: Após um banco de dados ser criado, o administrador executa uma série de tarefas para dar permissão de acesso aos usuários que necessitam ler e gravar informações na base de dados. A responsabilidade de gerir os acessos ao banco de dados é do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).
Todo o gerenciamento do banco de dados é realizado através do SGBD, isso inclui mecanismos para efetivar o controle de acesso, sendo possível conceder permissões de diferentes níveis a diferentes usuários e evitar acessos externos não autorizados.
QUESTÃO CERTA: As funções de um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) incluem: transformar e apresentar dados, controlar o acesso de multiusuário e prover interfaces de comunicação do banco de dados.
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) – do inglês Data Base Management System (DBMS) – é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language).
QUESTÃO CERTA: Orientado a objetos, relacional, em rede e hierárquico são modelos de SGBD que definem a forma como os dados são armazenados no banco de dados.
Um modelo de SGBD define como os dados serão armazenados no banco de dados. Os quatro modelos mais conhecidos são: Hierárquico; em Rede; Relacional; Orientado a objetos.