Avaliação Participativa Por Objetivos

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Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

A Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) é uma avaliação criada a partir de uma releitura da Administração por Objetivos (APO). A APO é uma das boas ideias que foram sendo destruídas pelo furor burocrático de algumas organizações marcadas principalmente pela arbitrariedade, autocracia e estado contínuo de tensão e aflição dos envolvidos, conforme Chiavenato (2004).

A APPO é democrática, participativa, envolvente e motivadora. Nessa nova e emergente APPO, a avaliação do desempenho segue seis etapas:

1. Formulação de objetivos consensuais: é o primeiro passo. Um objetivo é uma declaração do resultado que se deseja alcançar em determinado período. Os objetivos são conjuntamente formulados entre o colaborador e seu gerente pela negociação para chegar a um consenso. Os objetivos são consensuais, e não impostos de cima para baixo.

2. Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados: é imprescindível a aceitação plena dos objetivos por parte do avaliado e seu comprometimento íntimo em alcançá-los. Em alguns casos, é celebrada uma espécie de contrato formal ou psicológico para caracterizar o acordo feito.

3. Negociação sobre a alocação de recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos: a partir de objetivos consensuais e estabelecido o compromisso pessoal, definem-se os recursos e os meios necessários para alcançá-los eficazmente. Sem recursos e sem meios, os objetivos tornam-se quimeras.

4. Desempenho: é o comportamento do avaliado no sentido de efetivar o alcance dos objetivos formulados. Aqui reside o aspecto principal do sistema. O desempenho é a estratégia pessoal escolhida pelo indivíduo para alcançar os objetivos pretendidos. Cada pessoa deve escolher com total liberdade e autonomia os seus próprios meios para alcançar os objetivos definidos. O gerente pode proporcionar orientação e aconselhamento em vez de comando, controle e imposição.

5. Constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos formulados: é a verificação dos custos / benefícios envolvidos no processo. A medição constante dos resultados quanto ao alcance dos objetivos precisa ter base quantitativa que mereça fé e confiabilidade e, ao mesmo tempo, forneça uma ideia objetiva e clara do andamento das coisas e do esforço do avaliado.

6. Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta e interativa: muita informação de retorno e, sobretudo, suporte de comunicação para reduzir dissonâncias e incrementar consistências. Eis aqui um dos aspectos mais importantes do sistema: o funcionário precisa ter a clara percepção e a noção de como está indo para poder avaliar seu esforço/resultado e tirar suas conclusões. O gerente deve ajudá-lo neste aspecto e garantir uma avaliação interativa e dinâmica.

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Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo: Manole, 2014. (pág. 225)

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Entre as metodologias comumente aplicadas para avaliação de desempenho existe a Avaliação Participativa por Objetivos − APPO e a Avaliação 360° ou circular, que consideram, respectivamente,: estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados; recebimento de feedbacks (retornos) das pessoas com quem o avaliado se relaciona.

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: Entre as diferentes metodologias de avaliação de desempenho consagradas e comumente utilizadas pelas organizações públicas e privadas, destaca-se a Participativa por Objetivos, que tem, entre suas características, o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados, com a adequada alocação de recursos para seu atingimento.  

A APPO é democrática, participativa, envolvente e motivadora. Ela segue 6 etapas:

  • Formulação de objetivos consensuais;
  • Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados;
  • Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para alcance dos objetivos;
  • Desempenho;
  • Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados;
  • Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.

IASES (2014):

QUESTÃO CERTA: Em relação à avaliação do desempenho no trabalho, especificamente acerca da avaliação participativa por objetivos, assinale a alternativa correta: Tem como características, por exemplo, formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com os objetivos; e, retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.

Instituto AOCP (2015):

QUESTÃO CERTA: Em termos de avaliação de desempenho, algumas organizações estão adotando um avançado sistema que segue seis etapas e é denominado avaliação participativa por objetivos. Dentre estas seis etapas, assinale a alternativa que apresenta a etapa que é um dos aspectos mais importantes do sistema e requer muita informação de retorno e suporte de comunicação para reduzir a dissonância e incrementar a consistência: Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.