Última Atualização 14 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Estimar o valor de todos os benefícios e os custos, levando em consideração as externalidades decorrentes de bens não rivais, a análise do custo de oportunidade de capital e a análise financeira sob o ponto de vista das gerações futuras, e não apenas do ponto de vista da geração presente, são características da análise de: custo-benefício ao avaliar investimentos públicos.
Como podemos avaliar os investimentos públicos? Um dos instrumentos usados para avaliar os investimentos públicos é a análise de custo-benefício. Para dado projeto de investimento, os técnicos estimam o valor de todos os benefícios e os custos, levando em consideração os aspectos de financiamento. Como são projetos públicos, a avaliação vai além dos itens estimáveis por preços de mercado. Há externalidades decorrentes de bens não rivais para os quais são necessárias estimativas monetárias tanto pelo lado dos benefícios quanto dos custos. Isso torna a avaliação bem mais complexa do que em avaliações privadas de projetos de investimentos. Além disso, na análise de custo de oportunidade do capital, a análise financeira deve ser feita do ponto de vista das gerações futuras e não apenas do ponto de vista da geração presente. Essas dificuldades podem levar a avaliações arbitrárias dos projetos públicos, tornando-as sujeitas às preferências pessoais do avaliador. Assim, essa análise tem sido vista como apenas um dos elementos considerados nas decisões. Na verdade, pelo que estudamos sobre o processo político, sabemos que em última análise as decisões dependem de preferências políticas que refletem aproximadamente as preferências dos cidadãos. Com a competição política, os interesses particulares que desviam as decisões públicas do interesse da maioria podem ser explorados por partidos políticos e por grupos de interesse de oposição.
Método de Benefício-Custo (equivale ao método do VPL): Consiste em descontar todos os benefícios e custos envolvidos para a data inicial e, em seguida, compará-los. Nos valores dos custos e benefícios são descontados para uma mesma época, estabelece-se posteriormente a relação entre o valor dos benefícios e o dos custos. A relação B/C deve ser no mínimo igual a 1, para que o projeto seja considerado viável. Este método começa com a ordenação dos projetos de acordo com o investimento inicial requerido. Em seguida os projetos são comparados dois a dois, estabelecendo-se a relação entre os acréscimos de benefícios e de custos.
QUESTÃO CERTA: Sobre avaliação de projetos públicos, é correto
Técnicas de classificação
-
Requerem a análise do desempenho dos projetos segundo uma série de critérios, que devem ser desenvolvidos em cada caso.
-
São atribuídos pesos para cada um dos critérios para que o desempenho global de cada alternativa possa ser avaliado em relação a um só valor ou coeficiente.
-
Problemas: subjetividade inerente e dificuldade de comunicar o desempenho relativo das alternativas aos decisores.
QUESTÃO ERRADA: Avaliar a efetividade de uma política pública consiste em verificar se ela foi executada conforme o cronograma proposto, o orçamento aprovado e as metas estabelecidas.
Método do Custo e Eficácia:
-
O método consiste em classificar os atributos dos projetos em: custos e medidas de eficácia;
-
Algumas recomendações para aplicação do método:
-
O processo de avaliação deve fazer uma distinção cuidadosa entre os custos e as medidas de eficácia (positivas e negativas);
-
Considerar a incidência dos custos e efeitos sobre os vários grupos da população (definidos por características socioeconômicas e localização);
-
efetuar análises marginais, analisando o impacto de investimentos adicionais na eficácia de cada alternativa
-
o processo de avaliação deve mostrar as diferenças entre as alternativas de forma a facilitar a decisão;
-
analisar as incertezas relacionadas com previsões de cada alternativa por meio de análises de sensibilidade