Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: No caso de uma entidade incorporar outra, o adquirente deve reconhecer, na data da incorporação, obedecendo às condições especificadas na norma contábil, os ativos identificáveis incorporados e os passivos assumidos, separadamente do ágio por expectativa de rentabilidade futura.
Sim certinho, é tudo separado, good will, mais valia, e o valor que vai para conta investimento, que é o valor que paguei na íntegra pela participação.
Ex comprei 60% de uma empresa e paguei 1 milhão nisso, lanço no caixa D 1.000.000 e na conta investimento 1.000.000
Os cálculos de percentuais serão mais valia ou good will, depende do valor do Lucro Líquido da empresa que adquiri e também de seus ativos e passivos, pode ser que eu não tenha nenhum ganho na compra de uma empresa galera, principalmente se eu comprar empresas falidas, onde terei parte do prejuízo das mesmas. E tem empresas por aí que vivem disso, compram empresas falidas e quebradas para ressuscita-las.
CPC 15 Combinação de Negócios
A partir da data de aquisição, o adquirente deve reconhecer, separadamente do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e quaisquer participações de não controladores na adquirida. O reconhecimento de ativos identificáveis adquiridos e de passivos assumidos está sujeito às condições especificadas nos itens 11 e 12.