Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: A empresa que obtiver um empréstimo de longo prazo para a construção de um ativo qualificável deve reconhecer os juros desse empréstimo como despesa do período em que o empréstimo tiver sido autorizado.
Errado, a despesa é reconhecida no período em que é paga, como o empréstimo é de longo prazo, a despesa é reconhecida nos períodos subsequentes.
CPC 20_Custos de Empréstimos
Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.
A entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo, quando for provável que eles irão resultar em benefícios econômicos futuros para a entidade e que tais custos possam ser mensurados com confiabilidade.
Navio de guerra, prédio comercial e avião comercial são exemplos de ativos qualificáveis, visto que levam um tempo incomum para ficarem prontos. Desse modo, os custos do empréstimo (juros) obtido para a construção desses ativos devem ser reconhecidos no custo do ativo, conforme CPC 20.
QUESTÃO ERRADA: Os juros capitalizados de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 20 (R1) — custos de empréstimos — não devem ser incluídos na demonstração dos fluxos de caixa.
Custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo qualificável formam parte do custo de tal ativo. Outros custos de empréstimos devem ser reconhecidos como despesa.