Ativo e Passivo Circulante em Contabilidade

0
218

Última Atualização 3 de março de 2023

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: No Balanço Patrimonial, do exercício de 2016, de determinada entidade do setor público, o ativo e passivo circulante somavam, respectivamente, R$ 247.500.000 e 189.680.000. Segundo as Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, classificam-se, respectivamente, como ativo e passivo circulante, quando satisfizerem um dos seguintes critérios: tiverem a expectativa de realização; e corresponderem a valores exigíveis − até doze meses da data das demonstrações contábeis.

NBC T 16.6 (R1) – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Os ativos devem ser classificados como “circulante” quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:

(a) estarem disponíveis para realização imediata;

(b) tiverem a EXPECTATIVA DE REALIZAÇÃO até doze meses da data das demonstrações contábeis.

Os passivos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem um dos seguintes critérios:

(a) corresponderem a valores EXIGÍVEIS até doze meses da data das demonstrações contábeis;

(b) corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilidade.

FCC (2015):

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC T 16.2, a classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação em circulante e não circulante, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade. Classificam-se como ativo circulante: os créditos tributários a receber, com a expectativa de realização até doze meses da data das demonstrações contábeis.

Advertisement

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: Os componentes do ativo circulante e do passivo circulante do balanço patrimonial (BP) são informações relativas ao fluxo de caixa que permitem avaliar a capacidade das empresas de honrarem seus compromissos de curto prazo.

Tem a ver, na verdade, com balanço patrimonial, e não com o fluxo de caixa.